Início Plantão Barra Recreio tem mais demolições

Recreio tem mais demolições

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), em parceria com a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, demoliu um prédio irregular construído em área pública na Rua W2, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade. Mais três imóveis irregulares na mesma rua – dois prédios e uma casa – também foram dentro da operação.

Cerca de 50 pessoas participam dos trabalhos, entre técnicos da Secretaria Municipal de Obras, guardas municipais, equipes da Light e Defesa Civil, garis e agentes da Seop. As ações têm apoio de uma retroescavadeira sobre esteiras, que agilizou o trabalho de demolição. Outros dez imóveis no entorno da operação de hoje também serão demolidos em breve, por estarem condenados e em área projetada de rua.

No primeiro edifício, já haviam sido erguidos dois pavimentos com 24 quitinetes, cada uma vendida em torno de R$ 70 mil, e a laje do terceiro andar. O proprietário Paulo César de Melo foi notificado em 2007, mas ignorou as ações da Prefeitura. Ao todo foram dois embargos, duas intimações e três multas no valor total de R$ 1800.

O secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, frisou que a Prefeitura não pode admitir "aberrações urbanísticas" como esta, quando uma pessoa constrói um prédio no meio da rua.

– As pessoas vão ter que respeitar as normas para que possamos ter uma cidade mais organizada -, completou. Segundo Bethlem, o Recreio se tornou alvo de especulação imobiliária em função da valorização pela qual passou nos últimos anos.

Até agora, a Seop já demoliu 147 construções irregulares na cidade, a maioria (cerca de 100) na área da Barra e de Jacarepaguá, segundo o subprefeito da região, Tiago Mohamed. Ele contou ainda que o trabalho de demolição deve terminar ainda hoje, antes do feriado prolongado.

A Secretaria de Ordem Pública lembra que, ao adquirir um imóvel, as pessoas devem se certificar antes se o terreno, o projeto e a obra são legalizados. Para tanto, devem procurar a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), através das Gerências de Licenciamento e Fiscalização. 
 

Fonte: Prefeitura do Rio