A política ambiental do estado passará a contar com substancial reforço de caixa com o repasse pela Nova Cedae de recursos financeiros pela utilização dos recursos hídricos do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (11/12), às 9h, no Parque Laje, na presença do governador Sérgio Cabral, do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, da secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, o presidente da empresa, Wagner Victer, oficializa o “Acordo entre a Cedae e o Inea para a Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro”.
Na solenidade, a Cedae concretiza o primeiro repasse relativo à cobrança pelo uso da água no estado. Serão, aproximadamente, R$ 4 milhões recolhidos, ainda em 2009, ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDHRI) e cerca de R$ 20 milhões anuais a partir de 2010. Com este repasse anual, a Cedae conquistará a posição de empresa que mais transfere verbas pelo uso de recursos hídricos no país.
– No mínimo, 70% deste montante deverão ser aplicados na coleta e tratamento de efluentes urbanos, até que se atinja 80% do esgoto coletado e tratado na respectiva região hidrográfica – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Na ocasião, também serão assinados convênios de repasse de recursos do FUNDHRI, com a interveniência do Comitê Guandu, para projetos de saneamento dos municípios de Paracambi, Japeri, Seropédica e Queimados. Dessa forma, a área de recursos hídricos e o setor de saneamento se unem pela melhoria da qualidade das águas fluminenses.
Fonte: Governo do Rio