A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, entrega recuperado nesta quinta-feira, dia 10/11, o monumento a Miguel Couto, na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, na Rua Mário Ribeiro, em frente ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon(Zona Sul). O hospital comemora 75 anos.
O monumento é feito em bronze no estilo art déco e assinado pelo escultor italiano Heitor Usai. Com três metros de altura e sobre pedestal de granito escalonado, o monumento recebeu retirada de pichações, lavagem e aplicação de paraloide, para garantir o brilho da escultura.
Também ganhou nova iluminação feita pela Rioluz. A obra agora destaca-se na praça por cinco refletores de 400 watts. Além disso, as equipes da Rioluz fizeram revisão no circuito elétrico de toda a praça, normalizando as luzes acesas durante o dia e as que permaneciam apagadas durante a noite.
O monumento em homenagem ao professor Miguel Couto (1865 – 1934) foi inaugurado em 1944 nos jardins da Praia de Botafogo, em frente à Rua Marquês de Olinda, onde Miguel Couto viveu. Na década de 60, em razão da construção de um viaduto, a peça foi transferida para a frente do Hospital Municipal Miguel Couto.
Fonte: ia de Conservação