Início Plantão Rio Rede de saneamento chega à ilha de Paquetá

Rede de saneamento chega à ilha de Paquetá

Paquetá

 

A Ilha de Paquetá, localizada no noroeste da Baía de Guanabara, começa a recuperar a balneabilidade das suas praias, como era na década de 1980. Desde novembro do ano passado, o Governo do Estado, por intermédio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), implanta uma nova e moderna rede de esgotamento sanitário com capacidade de bombeamento de até 100 litros de esgoto por segundo, que vai eliminar o despejo de dejetos na Baía.

 

 

A empresa já executou 17% do Projeto Paquetá Sustentável, orçado em R$ 20 milhões, previsto para terminar no início do ano que vem. A obra vai substituir o atual sistema que já existe há mais de 40 anos. Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, é o maior investimento realizado nos últimos 50 anos em Paquetá.

 

 

– Este investimento vai ao encontro dos compromissos firmados com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para Rio 2016. Estamos levando qualidade de vida à população local e fomentando a despoluição da Baía de Guanabara, onde ocorrerão as provas de vela durante os Jogos Olímpicos – destacou Victer.

 

 

A Cedae instalará 10 quilômetros de linha de recalque subaquática entre a Ilha de Paquetá e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Gonçalo, com tubos de polietileno de alta densidade e 355 mm de diâmetro. Além disso, serão substituídos e assentados 5,2 mil metros de rede coletora e feitas 600 ligações prediais. A Cedae também fará a substituição de 870 metros de troncos coletores por tubos de concreto armado de 500 mm de diâmetro. As intervenções incluem ainda a instalação de elevatória com três bombas de 50 HP para100 litros por segundo. Com a substituição de 2,6 mil metros de recalque, haverá melhoria operacional nas quatro elevatórias existentes.

 

– As redes de esgoto de Paquetá são muito antigas, datam de há até mais de 70 anos. Por isso, a troca e o assentamento de novas redes vão eliminar prováveis vazamentos e impedir que o esgoto vá para a Baía – garantiu o gerente de Projetos da Cedae e fiscal da obra, engenheiro Sérgio Pinheiro de Almeida.

 

 

Distante 15 quilômetros da Praça XV, no centro do Rio, Paquetá possui cerca de 4,5 mil pessoas, podendo receber até 20 mil durante as férias. Com a poluição, habitantes e turistas deixaram de freqüentar as suas praias, abalando sua economia. Proprietário do restaurante Cantina Ilha de Paquetá, Flávio Maciel Pinheiro, 51 anos, é um dos que acreditam nesta recuperação turística da ilha, onde nasceu. Flávio acha que o projeto da Cedae, aliado a outras melhorias urbanas, vai devolver as praias aos moradores e trazer tantos turistas e visitantes quanto no apogeu da década de 1980.

 

 

– A tendência é atrair muitos turistas estrangeiros na época dos grandes eventos programados para o Rio – contou o comerciante.

 

Fonte: Governo do Rio