Início Plantão Rio Reduc receberá gás metano captado no Aterro de Gramacho

Reduc receberá gás metano captado no Aterro de Gramacho

 

 

A partir deste mês, o gás metano captado no aterro controlado de Gramacho seguirá para a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). O bairro de Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, será beneficiado pela iniciativa. A comercialização do gás proveniente do lixo irá gerar créditos de carbono à refinaria, e 18% desses recursos serão destinados à recuperação e urbanização do bairro.

 

 

A parceria inclui ainda a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o governo estadual e a Reduc no valor de R$ 1 bilhão. O objetivo é fazer com que a refinaria invista, principalmente, em mudanças tecnológicas.

 

 

– O TAC da Reduc, o maior já feito no Brasil, vai retirar 90% do esgoto industrial e do óleo lançados Baía de Guanabara. Além disso, as emissões de poluentes serão reduzidas em 85% – afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

 

 

O metano do aterro controlado de Gramacho – que funcionou durante 30 anos, recebendo lixo do Rio e de grande parte da Baixada – está sendo explorado pela empresa Nova Gramacho. O primeiro fornecimento, de 18 mil metros cúbicos de gás, acontecerá no fim do mês.

 

 

– A Nova Gramacho receberá os créditos de carbono por usar o metano, gás de efeito estufa que é 21 vezes mais potente do que o CO2, industrialmente – disse Minc, ressaltando que recursos do governo federal também devem ajudar na revitalização do bairro.

 

 

Fonte: Governo do Rio