O número de acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro caiu 19% após o início da operação Lei Seca, lançada pelo Governo do Estado. De acordo com o Grupamento de Socorro de Emergência, da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, ocorreram 1.426 acidentes de 19 de março a 19 de abril 2009. No mesmo período, no ano passado, foram registrados 1.760 acidentes.
Lançada no dia 19 de março com a finalidade de reduzir os acidentes, a operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da capital e os demais municípios da Região Metropolitana. Em 2008, 2.500 pessoas morreram em acidentes de trânsito e 30 mil ficaram feridas no Rio.
— Estamos mudando uma visão equivocada, que infelizmente ainda encontra adeptos no Brasil: a de que a violência no trânsito é algo imprevisível e fortuito. Embora quase sempre involuntária, ela é, muitas vezes, fruto de atos imprudentes e negligentes como o uso da bebida — disse Carlos Alberto Lopes, subsecretário de Governo e coordenador da operação Lei Seca.
Os motoristas são abordados em blitzs nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de bebida. Em paralelo, cadeirantes vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da Secretaria de Governo fazem panfletagem sobre o perigo da mistura direção e álcool em bares, boates e restaurantes.
As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes – como é o caso, por exemplo, das avenidas Brasil e das Américas (as duas campeãs de colisões e atropelamentos) e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.
Fonte: Governo do Estado