Início Plantão Rio Região Serrana comemora queda de índices de criminalidade

Região Serrana comemora queda de índices de criminalidade

 

As políticas de segurança, como a polícia de aproximação, têm ajudado a reduzir a criminalidade também no interior fluminense. Inspirada nos bons resultados da capital, a 7ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), na Região Serrana, cumpriu no segundo semestre de 2011 as metas estabelecidas pela Secretaria de Segurança e ficou entre os melhores colocados do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados.

 

 

A diminuição de roubos de veículos, letalidade violenta (homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e autos de resistência) e roubos de rua (roubos a transeunte, a coletivos e de aparelhos celulares) garantiram o prêmio de R$ 3 mil para os policiais da 7ª RISP, formada pelo 7º CPA (Comando de Policiamento de Área) e a 7ª DPA (Delegacia de Polícia Administrativa).

 

 

– A queda dos índices de criminalidade é resultado de um esforço conjunto entre as polícias Civil e Militar, que ajuda a identificar as manchas criminais nas cidades de forma rápida e eficiente – afirmou o diretor-presidente do ISP (Instituto de Segurança Pública), coronel Paulo Augusto Souza Teixeira.

 

 

As metas por semestre para redução de letalidade é de 6,83%, roubo de veículos, 5,07% e roubo de rua, 4,44%. No segundo semestre de 2011, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança este mês, foram registrados na 7ª RISP 45 casos de letalidade violenta, 34 de roubos de veículos e 170 de roubos de rua. No mesmo período de 2010, foram contabilizados 59 casos de letalidade violenta, 45 roubos de veículos e 182 roubos de rua.

 

 

– A polícia de proximidade, um novo conceito que a Secretaria de Segurança implantou e trabalha para aperfeiçoar, é fundamental para a redução de crimes. Esse conceito será estendido para o interior, que registra a diminuição de casos de crimes estratégicos a cada ano – ressaltou o coordenador de Análises da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional, coronel Alexandre de Souza.

 

 

Na Região Serrana, policiais são incentivados pelos resultados positivos da capital

Para o comandante do 7º CPA, coronel James Barros, ações estratégicas na capital fluminense como a pacificação de comunidades e o aumento do policiamento ostensivo também refletem na segurança da RISP da Região Serrana, que inclui batalhões e delegacias das AISPs 11, 26, 30 e 38, em municípios como Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Nova Friburgo.

 

 

– Em Friburgo, por exemplo, os casos de homicídios chegavam a 120 há mais de quatro anos, e hoje são de 30. No semestre passado, todos os índices caíram graças às nossas ações de incentivo ao policial – disse o coronel James Barros, que já recebeu o prêmio do sistema de metas quando estava no comando do 29° BPM, em Itaperuna.

 

Índices de criminalidade da RISP 7 – Julho a Dezembro de 2011

Letalidade Violenta 45 casos

Roubos de Veículos 34 casos

Roubos de Rua 170 casos

Índices de criminalidade da RISP 7 – Julho a Dezembro de 2010

Letalidade Violenta 59 casos

Roubos de Veículos 45 casos

Roubos de Rua 182 casos

 

Fonte: Governo do Rio