Início Destaque Renata Costa, ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL,...

Renata Costa, ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, se prepara para embarcar na Política

A gestora do projeto Palavralidavai lançar sua candidatura à Deputada Federal pelo Rio de Janeiro

 

Renata Costa  vai se lançar candidata a Deputada Federal pelo partido Cidadania do Rio de Janeiro nas próximas eleições. Ela é gestora do projeto Palavralida e foi coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro Renata e responsável por iniciar o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio.

Tendo cursado Administração, Renata fez parte de diversos projetos no Estado do Rio de Janeiro de incentivo à leitura. Também foi avaliadora de produções e projetos na área do livro, nacionais e internacionais, como o Prêmio Vivaleitura, a FLUP e o Instituto Pró-Livro.

Ela é curadora de eventos e projetos literários em diversos lugares. Atuou junto ao SESI, do Rio de Janeiro e do Tocantins, na curadoria de concurso literário e como curadora de aquisição de acervo e formação de profissionais das Indústrias do Conhecimento. Renata também foi curadora da Primavera Literária em 2019, evento promovido pela Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), no Rio de Janeiro e em Belém do Pará.

Tem como meta de vida permanecer na luta pelo direito das pessoas ao conhecimento e à literatura, como meio de transformação social.

O projeto Palavralida começou como um blog de resenhas literárias em 2009 e hoje dá consultorias na área dos livros e leitura.

“A profissão me escolheu como militante da leitura desde sempre. Com a experiência de trabalho com livros a partir do mercado editorial e seguindo para o poder público, pude seguir uma trajetória nas políticas públicas do livro e leitura a partir do olhar da importância da pauta na vida das pessoas”, diz Renata.