Início Plantão Rio Repórter fotográfico do "Estado de Minas" é detido por fotografar fachada de...

Repórter fotográfico do "Estado de Minas" é detido por fotografar fachada de delegacia

O repórter fotográfico João Miranda, do jornal Estado de Minas, estava no prédio da Câmara Municipal da capital cobrindo as manifestações na Casa quando percebeu a movimentação de viaturas na Superintendência Administrativa de Transporte da Polícia Civil e começou a fotografar. em seguida, foi preso.

 

Crédito:Reprodução
Sindicato condenou agressão ao jornalista do “Estado de Minas”

 

 

De acordo com a publicação, Miranda estava a cerda de 100 metros da porta da unidade da Polícia Civil, mas foi abordado por Architon Zadra Filho, chefe de departamento de transporte da polícia, e ficou sob cárcere em uma sala da delegacia, sendo observado por um policial por cerca de 40 minutos.

 

 

“Ele chegou me pegando pelo braço e dizendo que eu estava infringindo a área de segurança da delegacia. Ele nem se deu ao trabalho de pedir a minha identificação, ou de perguntar de qual veículo eu era”, disse. 

 

 

 

Segundo o fotógrafo, o delegado agiu com “arbitrariedade e ignorância. Em momento algum ele quis conversar”. João Miranda contou que só foi liberado após Architon receber ligações de superiores dele e afirmou que vai registrar um Boletim de Ocorrência sobre a atuação do delegado e que estudará com os advogados quais medidas tomar.

 

 

 

De acordo com o Estado de Minas, a repórter da editoria de política, Alessandra Mello, que estava com João Miranda, disse que o delegado estava muito exaltado. “Eu estava conversando com o João quando ele [delegado] chegou gritando. Enquanto o João era levado ele gritava e mandava sair que a situação não era comigo”, disse.

 

 

 

Eneida da Costa, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG),  informou que assim que foi acionada entrou em contato com o secretário de Segurança Pública, Rômulo Ferraz, que afirmou que iria investigar o caso. Para ela, a atitude do policial é um “ato de terrorismo”. A presidente disse que departamento jurídico do Sindicato está estudando quais as medidas serão tomadas e vai exigir esclarecimento e uma ação sobre o caso.

 

 

 

A Polícia Civil declarou, em nota, que o delegado Architon Zadra Filho qualificou o caso como “um mal-entendido”, mas que ele será ouvido sobre o ocorrido. 

 

PORTAL IMPRENSA