O governador Sérgio Cabral entrega, nesta segunda-feira (24/08), às 11h45, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, obra que beneficia diretamente cerca de 60 mil pessoas. Trata-se do Reservatório de Austin, abandonado há mais de 20 anos, desde a construção, em 1986. Com uma área de influência de 9,5 mil km², o reservatório, que nunca entrou em operação, foi totalmente recuperado pela Nova Cedae com recursos da própria empresa. A cerimônia de inauguração contará com as presenças do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do presidente da Cedae, Wagner Victer.
Com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água, o reservatório atende a uma rede de distribuição instalada de 60 mil metros de extensão em tubos com diâmetro de 50mm a 600mm, que alcança ainda 10.500 ligações domiciliares.
– A recuperação do reservatório, que, desde sua construção, há 23 anos, nunca entrou em operação, representando uma demonstração flagrante de desperdício do dinheiro público, finalmente vai servir à população de nada menos que 26 bairros de Nova Iguaçu – afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
O Reservatório de Austin atende aos bairros Riachão, 4º Centenário, Marileia, Maraú, Pinheiro, Parque Biquinhas, Vila Zenith, Vila Guimarães, Carlos Sampaio, Tinguazinho (parte), São Lázaro, Vila Jurema, Parque Fluminense, Inconfidentes, Parque São Thiago, Rodilância, Arruda Negreiros, Vila Maringá, Cacuia, Jardim Riachão, Parque Farias, Rodoviário, Jardim Excelsia, Vila Floriano, Morro da Moenda (parte) e Granja Algarves.
Fonte: Cedae