Início Plantão Rio Restaurante Cidadão da Cidade de Deus oferece curso de educação alimentar

Restaurante Cidadão da Cidade de Deus oferece curso de educação alimentar

Curso em Restaurante Cidadão

 

Até quinta-feira (05/04), 40 alunos participam de um curso gratuito de Educação Alimentar no Restaurante Cidadão da Cidade de Deus. Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e pelo Serviço Social de Indústrias (Sesi), a oficina faz parte do programa Cozinha Brasil, que é composto de aulas práticas e teóricas sobre o melhor aproveitamento dos alimentos.

 

 

A superintendente de Segurança Alimentar e Renda da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Fernandes, informou que o objetivo do curso é levar para a população assistida, principalmente àquelas que residem ao entorno do restaurante, este tipo conscientização alimentar.

 

 

– A partir deste curso a pessoa aprende a se alimentar melhor e com um custo menor. Esta iniciativa é essencial para esta população de alta vulnerabilidade social, que mostra um grande interesse em relação a este assunto. Em menos de uma semana de divulgação da oficina, aproximadamente 100 pessoas se inscreveram para participar – disse.

 

 

O horário das aulas é das 9h às 12h e das 13h às 16h. O curso é voltado para os maiores de 16 anos. Os participantes experimentam as preparações realizadas na aula no final do dia e recebem livro de receitas ilustrado com fotos e dicas de congelamento, grupos alimentares e combinações de cardápios.

 

 

– Eu não sabia muitas coisas sobre alimentação e o reaproveitamento destes. Por exemplo, eu desconhecia que se dourasse muito o alho e cozinhasse muito os legumes, eles perdiam todos os seus nutrientes. Quanto mais cru os alimentos ficarem, melhor – contou a aluna Maria Oliveira, de 56 anos.

 

 

O programa Cozinha Brasil é uma iniciativa que se espelhou no programa Alimente-se Bem, do Sesi do Estado de São Paulo, que tem como meta incentivar uma alimentação de alto valor nutritivo e baixo custo, introduzindo no preparo dos alimentos partes como caule, talos, cascas, folhas e sementes que geralmente são desperdiçadas.

 

 

– Este curso mostra a possibilidade de associar sabor, qualidade nutricional e baixo custo na alimentação. Os alunos utilizam tudo o que antes jogavam fora para preparem variados pratos – contou a nutricionista fiscal do Estado, Flávia Costa.

 

 

A aluna Lúcia Alves revelou que resolveu se inscrever no curso para abrir o seu leque de conhecimento no que diz respeito de como reaproveitar os alimentos.

 

– O meu sonho era poder ter cursado uma faculdade de Nutrição. Agora eu tenho uma oportunidade de poder estudar um pouco mais sobre frutas, legumes e verduras. Sempre gostei de cozinhar. Estou muito feliz – disse.

 

 

Monitora de Programas Especiais do Sesi, Natália Coelho revelou que durante as aulas que ministra são discutidos diversos temas, como o de diminuir fatores de risco no que se refere aos cuidados na hora de preparar os alimentos.

– Os alunos são muito participativos. As aulas são dinâmicas e todos eles também dão muita sugestão – contou.

 

Fonte: Governo do Rio