Uma operação Choque de Ordem realizada ao longo da manhã de hoje, dia 12, pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), removeu seis instalações irregulares, conhecidas como "puxadinhos" e apreendeu 220 cocos verdes expostos na calçada por quiosqueiros na orla de Copacabana, na Zona Sul. Cinco isopores, dois tonéis e dois engradados de bebidas também foram recolhidos durante a ação.
Durante o trabalho de fiscalização, os agentes da Vigilância Sanitária municipal multaram seis quiosques por estocar alimentos fora do prazo de validade e em temperatura inadequada, manter gelo sem condições de consumo (em água não-filtrada), e ainda por falta de higiene e por ter parte da estrutura danificada. O valor das multas aplicadas variou de R$ 184 a R$ 1.027.
– Não vamos permitir que quiosqueiros ocupem a calçada com "puxadinhos". Esse Choque de Ordem realizado em Copacabana e no Leme é uma ação preventiva, pois estamos na véspera do Carnaval, período em que a orla recebe um grande número de visitantes, além dos próprios moradores, que têm o direito de transitar no calçadão sem de depararem com obstáculos – afirmou o coordenador da operação, Marcelo Maywald.
O Choque de Ordem, que começou por volta das 10h, percorreu toda a orla desde Copacabana até o Leme e contou com a participação de 30 técnicos da Prefeitura, entre agentes de Controle Urbano da Seop, da Equipe Bacana e da Vigilância Sanitária, da Fiscalização de Atividades Econômicas (FAE), guardas municipais e garis da Comlurb. Dois caminhões deram apoio ao trabalho.
Fonte: Prefeitura do Rio