Início Plantão Rio Retirado óleo pesado da Baía de Guanabara

Retirado óleo pesado da Baía de Guanabara

Uma mancha provocada pelo despejo de 200 litros de óleo pesado mobilizou neste fim de semana o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente. Localizado nas imediações da Ilha da Conceição, em Niterói, o óleo provavelmente vazou de algum navio das proximidades. A Capitania dos Portos, que recolheu amostras do óleo utilizado em embarcações para comparações no Instituto Almirante Paulo Moreira, da Marinha, em Búzios, vai investigar as origem do óleo.
 
A equipe do Serviço de Operações de Emergência do Inea contou com apoio do estaleiro Camorim, empresa que integra o Plano de Emergência da Baía da Guanabara (PEBG), para a contenção e retirada do óleo no sábado. Vistorias foram feitas por terra, por mar e em dois sobrevoos ao longo do fim de semana para detectar outras manchas, mas nada mais foi encontrado. O Inea contou com o apoio da Marinha e da Defesa Civil de Niterói.
 
O tipo de óleo que formou a mancha não é óleo combustível, e sim utilizado em maquinário do navio. Uma das hipóteses mais prováveis para este tipo de ocorrência é a limpeza inadequada de tanques de lastro de embarcações.

Fonte: Inea