O carnavalesco Alexandre Louzada visitou ontem (14/04), o Retiro dos Artistas. Acompanhado pelo presidente da União de Jacarepaguá, Reinaldo Bandeira, Louzada conversou com funcionários e moradores para conhecer o local, fundado em 1918 por Leopoldo Fróes, e que será o tema do desfile que a escola mostrará na Marquês de Sapucaí em 2010, na disputa pelo título do Grupo Rio de Janeiro 1 (antigo Acesso B). Durante a visita, guiada pelo diretor social da instituição, Hênio Lousa, eles conversaram com o palhaço Cocada, de 90 anos, que será uma das fontes de inspiração do carnavalesco na elaboração da sinopse do enredo, e que posou para foto ao lado de Louzada com a boneca Xandoca, que o acompanhou em 65 dos 80 anos de trabalho no circo.
— Não conhecia a casa e fiquei encantado. Apesar das dificuldades financeiras que o Retiro atravessa, já que é mantido através de doações, as dependências são exemplares e os residentes têm um tratamento digno. Consegui informações riquíssimas do Retiro, que é o único local da América Latina que existe para acolher artistas. Aliás, no Brasil, ele é o único espaço que oferece benefícios deste tipo a uma categoria profissional. Vai render um bom desfile — assegurou Louzada.
No Retiro dos Artistas, que fica no Largo do Pechincha, em Jacarepaguá, há 45 casas e 54 residentes, número que será ampliado quando forem concluídas, nos próximos meses, as obras de construção de doze suítes já em andamento. Lá, os moradores têm garantidos, além da moradia, alimentação, acompanhamento médico e atenção dos funcionários nas 24 horas do dia.
A festa de lançamento do enredo da União de Jacarepaguá será no próximo dia 26, na quadra da escola (Estrada Intendente Magalhães, 445, no Campinho), a partir das 12h, quando a agremiação estará promovendo sua tradicional Festa de São Jorge. Durante o evento será anunciado o título do enredo e apresentada à comunidade a equipe que atuará na preparação do desfile do próximo Carnaval. Além de Alexandre Louzada, que no Grupo Especial é carnavalesco da Beija-Flor, a escola terá nomes como Jorge Teixeira, coreógrafo da comissão de frente que assina o mesmo segmento na Portela; Marcelo Jacob, Alex Fab e André Marins, que igualmente atuam na azul-e-branco de Madureira no departamento de harmonia, e Nil d´ Yemonjá, outro conhecido portelense, que será o coordenador de destaques da escola de Jacarepaguá.
Fonte: Muita Mídia