Início Plantão Mundo Retorno de Zelaya à presidência de Honduras

Retorno de Zelaya à presidência de Honduras

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta segunda-feira (31/08) que é difícil o retorno do presidente deposto Manuel Zelaya ao poder em Honduras, onde já se iniciou a campanha eleitoral para a eleição presidencial.

Apesar de Chávez ter exigido energicamente o retorno de seu aliado, deposto por militares e expulso do país há dois meses, ele reconhece que essa possibilidade é distante devido ao que chamou de influência de forças estrangeiras.

– Independentemente de Zelaya voltar ou não ao governo, a estas alturas é difícil na verdade pensar nisso, mas temos que continuar tentando, o povo de Honduras segue na luta – disse Chávez, que está na Líbia, em declaração por telefone à tevê estatal.
O governo de fato vem ignorando as pressões internacionais para restituir Zelaya no poder e garante estar pronto para enfrentar um eventual bloqueio econômico e diplomático até a passagem do poder em janeiro a um novo governo eleito.

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, acredita que quando um novo presidente assumir a pressão externa será amenizada, mesmo que a maioria da comunidade internacional tenha declarado que não reconhecerá nenhum governo inconstitucional.

 

 

Fonte: Reuters