Vários acontecimentos marcaram a Barra da Tijuca e adjacências em 2009, visando sempre oferecer informações com qualidade, a Associação de Imprensa da Barra sempre acompanhou de perto as reividicações da população, e cobrou respostas das autoridades competentes quando se fez necessário, veja abaixo uma série de fatos que marcaram a região, como o corredor T5, o tão sonhado Metrô da Barra, a polêmica que circulou o projeto da ponte aérea entre outras:
Metrô da Barra deve ser iniciado ainda em 2009
As obras do metrô da Barra da Tijuca devem começar ainda este ano. Essas foram as palavras de Júlio Lopes, no encontro promovido pela Câmara Comunitária da Barra da Tijuca com o apoio da Associação de Imprensa da Barra no dia 18 de junho. Infelizmente essa promessa não foi cumpriada e o tão sonhado metrô da Barra ainda não saiu do papel, agora a espectativa é que ele seja finalizado para a copa ou olímpiadas.
Elevado do Joá em situação crítica
Segundo denúncia do engenheiro Fernando MacDowell o Elevado do Joá está em situação critica , com um pilar completamente abalado: “O problema do Joá é sério e delicado. É um viaduto que está na UTI e precisa de cuidados diários para segurar” afirmou ele em entrevista a AIB. Em comunicado oficial a prefeitura divulgou que todas as medidas de segurança foram tomadas, que técnicos fazem constantemente a vistoria do local e que o título que o viaduto está na UTI não cabe na real situação.
Conjunto popular na Barra
Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ chegará em um dos bairros mais nobres da cidade, a Barra da Tijuca. Serão construídas cerca de 1.410 unidades na Avenida Salvador Alende quase esquina com a Av. Abelardo Bueno. Apesar da polêmica as obras deverão ser iniciadas em 2010.
Irregularidades na Cidade da Música
Polícia Civil abriu investigação sobre irregularidades na licença ambiental do empreendimento, segundo os investigadores a cidade da música não possui licença ambiental válida, uma das consequências seria o despejo de todo o esgoto em águas pluviais. Cercada de muitas polêmicas, a cidade da música ainda não foi finalizada e as obras foram suspensas e retomadas diversas vezes no decorrer de 2009. A previsão é que seja finalmente finalizada em 2010.
PONTE AÉREA NA BARRA DIVIDE OPINIÕES
O ministro Nelson Jobim descartou a possibilidade da criação de uma ponte aérea no aeroporto de Jacarepaguá, em visita ao Rio Jobim falou que não tinha conhecimento das dificuldades que encontraria caso fosse criada essa rota. Cercada de protestos por parte dos moradores, o projeto da ponte aérea partindo do aeroporto de Jacarepaguá foi suspenso.
Iniciada Elevatória Curicica
O governador em exercício e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, começaram uma das obras mais esperadas pela população da Zona Oeste, a Estação Elevatória de Esgotos Curicica. A obra continua sendo feita e ainda está dentro do prazo.
Barra ganhará divisão de homicídios
Durante o seu discurso o secretário informou que a Barra da Tijuca ganhará uma divisão própria de homicídios que ficará na antiga 16º DP, a notícia foi comemorada por moradores da região. Ainda não foi inaugurada e nenhuma previsão foi informada.
Revitalização do Complexo Lagunar de Jacarepaguá
A Rede Arredores – Proteção ao Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá é uma iniciativa do Instituto Terrazul e Unimed-Rio fruto das ações realizadas ao longo dos últimos anos pelas duas instituições no âmbito do Projeto Arredores. Muito já foi melhorado, mas o bairro ainda sofre com a poluição.
ACIR pressiona por Delegacia Legal no Recreio
Associação Comercial e Industrial do Recreio (ACIR) está pressionando pelo avanço da construção da Delegacia Legal do Recreio e já está enviando ofício ao presidente do TJ Luis Zveiter. Segundo informações comprovadas pelo 31º CCS as obras encontram-se avançadas e a previsão de entrega está marcado para março de 2010.
Saneamento da Barra ganha importantes aliados
O saneamento da Barra da Tijuca ganhou dois grandes aliados: As Empresas RJZCyrela e Carvalho Hosken. Em uma iniciativa pioneira, as empresas firmarão parceria com a Cedae para que as novas construções da Península e Gleba F sejam concebidas com rede e sistema de esgotamento interligado ao sistema da Cedae.
Projeto Rio 2016 prevê novidades para a Barra
No dia 14 de julho no encontro do Barralerta, Kleber Machado, presidente da instituição, abriu a sessão apoiando a campanha Rio 2016 e enfatizando a importância do evento para a Barra da Tijuca: “ Primeiro por receber a mídia mundial e assim promover uma grande visibilidade. Segundo pelo grande aporte financeiro que a cidade irá receber e por fim porque a população do Rio quer que as Olimpíadas sejam aqui”. O Rio ganhou a disputa pelas olimpíadas e a Barra aparece como um dos bairros que será mais beneficiado com os jogos.
T5 deverá sair do papel
Pedidos de licenciamento à Secretaria Municipal de Urbanismo, para parcelamento de terra ou de construção de imóveis em áreas do Corredor T5 devem ser submetidos à Secretaria Municipal de Transportes, para análise antes do deferimento. Diversas desapropriações já foram autorizadas e as obras estão previstas para começarem em 2010 visando a copa 2014 e as olimpíadas de 2016.
Projetos de reflorestamento para Jacarepaguá
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente começa a promover um dos maiores projetos de reflorestamento da história da cidade ao plantar, na bacia de Jacarepaguá, formada pelos rios Anil, Grande e das Pedras, 158 hectares de espécies nativas da Mata Atlântica, área equivalente a 200 estádios do Maracanã. O projeto ainda está em fase de impantação.
Fonte: Da Redação