Início Plantão Rio REUNIÃO MARCA RECORDE DE CIRURGIAS BARIÁTRICAS REALIZADAS PELO ESTADO

REUNIÃO MARCA RECORDE DE CIRURGIAS BARIÁTRICAS REALIZADAS PELO ESTADO

Os 300 pacientes que já se submeteram à cirurgia bariátrica no Programa de Cirurgia Bariátrica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estarão no próximo domingo, dia 27 de maio, reunidos no Hospital Estadual Carlos Chagas, unidade que realiza as cirurgias. O motivo: comemorar com uma sessão de fotos o recorde de procedimentos do programa, todos sem nenhuma intercorrência.

 

 

O projeto foi implantado em dezembro de 2010 e é coordenado pelo médico Cid Pitombo, mestre e doutor em cirurgia e membro do Comitê de Educação Continuada da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e também membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videoendoscópica. Além do médico, o serviço conta com equipe multidisciplinar com médico cirurgião e assistente, anestesista, nutrólogo, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, instrumentador e enfermeiro.

 

Os interessados em se candidatar ao programa devem procurar um atendimento ambulatorial próximo de casa para que um médico faça uma primeira avaliação a fim de detectar se a cirurgia é necessária ou não. Se a operação for indicada, o médico solicita uma segunda avaliação para a Central de Regulação de Cirurgia Bariátrica do Estado, que encaminha o pedido de forma online ao Hospital Estadual Carlos Chagas.

 

Todas as cirurgias são feitas exclusivamente por videolaparoscopia, que apresenta vantagens em comparação às técnicas convencionais como menor incidência de complicações imediatas ou no pós-operatório, retorno mais rápido às atividades cotidianas e ao trabalho e resultado estético superior aos das técnicas convencionais.

 

 

Em 2011, a SES adquiriu para o programa um tomógrafo especial capaz de realizar exames em pacientes com até 300 quilos, único em todo o país. Foram investidos R$ 1,59 milhão no equipamento.

 

Fonte: Agência Brasil