Início Plantão Rio Reunião Rio + 20

Reunião Rio + 20

O Rio de Janeiro se prepara para ser palco de decisões de importantes questões ambientais em junho, durante a Rio + 20. Em reunião que está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (10/4), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, o chefe da Comissão Nacional da Rio + 20, Luiz Figueiredo, e o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fitchner, discutem os preparativos para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Vinte anos depois da Eco 92, a cidade do Rio voltará a ser a capital ecológica do mundo entre 13 e 22 de junho. O Governo do Estado apresentará projetos que servem de exemplo de economia verde, desenvolvendo políticas públicas focadas no crescimento socioeconômico através do uso eficiente de recursos e energia. Ônibus ecologicamente corretos, obras sustentáveis, criação de empregos verdes, reflorestamento, reciclagem e limpeza de rios e lagoas estão entre as ações desenvolvidos em prol do meio ambiente.

 

 

A Rio+20 reunirá chefes de Estado, especialistas, ONGs e representantes da sociedade. Na convenção, será realizada um balanço das últimas décadas na área. O objetivo é transformar o evento em um marco na história socioambiental com a elaboração de documentos como a Agenda 21, criada na Eco 92.

 

 

O evento propõe a erradicação da pobreza e rearranjo institucional até 2020, antecedendo a 2050. A expectativa é de que até lá a emissão do gás que causa o efeito estufa seja diminuída e não existam mais lixões. No Rio, essas iniciativas começaram a ser colocadas em prática há alguns anos como o Pacto pelo Saneamento, o Rio+Limpo, o Lixão Zero, a recuperação ambiental da Baía da Guanabara e das lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, e o sistema de coleta e tratamento de esgoto em todo o estado.

 

Fonte: Governo do Rio