A passagem do ano de 2009 para 2010 será uma festa inesquecível em Copacabana, totalmente diferente do que já foi visto nos anos anteriores. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo/Riotur, apresentou o projeto da empresa Five Currents Produções Criativas Ltda, que irá realizar a festa.
Será um show pirotécnico inovador, com uma queima de fogos que durará cerca de 15 minutos, alternando diversos tipos de fogos espalhados em 16 balsas – oito a mais que no ano passado. As explosões acontecerão ao ritmo de uma trilha sonora de música brasileira, em perfeita sincronia. O Réveillon terá como tema “Revoluções”, inspirado nos desejos de Ano Novo, como paz, saúde, amor, felicidade e prosperidade. Atendendo a um pedido do público, serão quatro palcos (um maior e três menores), onde se apresentarão artistas brasileiros. Pela primeira vez o público será parte integrante do espetáculo, que tem conceito de integração entre o que acontece no céu (com a queima de fogos) com a terra (com a participação dos palcos e do público).
– O público já comparece em peso usando branco. Gostaríamos de pedir que, dessa vez, levassem também uma lanterna, um isqueiro, uma vela ou até mesmo um celular, para iluminar as areias de Copacabana e levarmos mais uma bela imagem da nossa festa para todo o mundo – disse Antonio Pedro.
Um dos principais diferenciais se dará por conta do sistema de som instalado na Praia de Copacabana. Trinta e nove torres de som, de alta qualidade, com sistema especial de delay, farão com que o público vivencie todos os momentos em perfeita sintonia, para evitar, por exemplo, que a contagem regressiva seja diferente ao longo da praia. Isto possibilitará, também, que o som dos shows que serão apresentados seja de ótima definição para o público.
Dirigida pelo empresário Scott Givens, responsável pelos shows de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos e consultor do Comitê Olímpico Internacional na elaboração dos vídeos e das apresentações da campanha do Rio à cidade-sede das Olimpíadas de 2016, a Five Currents trabalha em parceria com diversas empresas, como a francesa Group F (que fez a festa de abertura do Ano da França no Brasil, na Lagoa), a P&G Cenografia (do empresário Abel Gomes, responsável pela Árvore de Natal da Lagoa), a SRCOM (que montou a festa da vitória da Rio 2016 em Copacabana), além das empresas Zadig! E News Fireworks, que já possuem experiência em eventos de pirotecnia como o próprio réveillon e a abertura do Pan 2007.
– Será uma experiência audiovisual rica e inesquecível – declarou Scott Givens, que informou na ocasião que serão utilizadas 16 toneladas de fogos de artifício, provenientes da Espanha, da França e da China.
Segundo o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, a Five Currents apresentou a melhor proposta por conseguir reunir o melhor projeto de som e inovar ao incluir a interatividade do público, sem falar nas duas cotas de patrocínio já fechadas – Bradesco e Coca-Cola, com R$ 3 milhões cada uma. Petrobras e Embratel também já sinalizaram o interesse de patrocinar a festa. A Five Currents ainda tem mais 20 dias para apresentar outros patrocinadores, já que o custo total da festa é de R$ 17 milhões. A Prefeitura do Rio se compromete a completar o orçamento, caso haja necessidade.
Fonte: Prefeitura do Rio