Início Plantão Brasil Revista Bonijuris passa a circular nas bancas de São Paulo e Rio...

Revista Bonijuris passa a circular nas bancas de São Paulo e Rio de Janeiro

A partir de maio a revista Bonijuris passa a circular nas bancas das capitais paulista e carioca. A edição de maio da Revista Bonijuris está repleta de novidades na área jurídica. A publicação oferece atualidades do Direito em tudo que acontece no universo jurídico. 

 

 

A seção “Doutrina” é aberta com um artigo sobre a abrangência da coisa julgada. Demonstra que a coisa julgada não se configura parcialmente em autos ainda em trâmite, mas sim que só pode materializar-se no final do processo. Outro artigo interessante fala sobre a dinâmica processual dos embargos do devedor no processo trabalhista.

 

O periódico não poderia deixar de fora os fundamentos filosóficos dos juizados especiais, além de um material sobre o processo legislativo federal e os procedimentos pertinentes e exigíveis para alteração do texto constitucional. Para encerrar o rol doutrinário desta edição, têm uma analise da obra “Fumaça do bom direito: ensaios de filosofia e teoria do direito”, coletânea de artigos, conferências e aulas da lavra do jusfilósofo Luiz Fernando Coelho.

 

Na parte de legislação a revista Bonijuris transcreve as inovações ocorridas no texto da Constituição Federal pelas emendas 69 e 70.

 

Em “Como Decidem os Tribunais”, você localiza o dever de fundamentação das decisões que decretam ou mantêm a prisão preventiva. Amparando-se na jurisprudência das cortes superiores – STJ e STF – e também na selecionada doutrina, arrazoa que o princípio da fundamentação ou da motivação deve sempre nortear toda e qualquer decisão judicial, sob pena de nulidade.

 

Fonte: Assessoria