A Rede Arredores – Proteção ao Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá é uma iniciativa do Instituto Terrazul e Unimed-Rio fruto das ações realizadas ao longo dos últimos anos pelas duas instituições no âmbito do Projeto Arredores.
O Projeto Arredores, criado em 2006 faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Unimed-Rio e tem como objetivo investir na preservação e no desenvolvimento sustentável das regiões e comunidades em que a cooperativa está inserida. Este projeto é composto por diversas frentes, com foco nas áreas de educação, saúde e meio ambiente. Até hoje diferentes ações já foram implantadas como o Mangue Saudável, ação de limpeza e recuperação de parte do manguezal da Barra.
Iniciativas de educação ambiental para o público infanto-juvenil, incluindo visitas guiadas à Lagoa da Tijuca, também são realizadas periodicamente em parceria com o Instituto Terrazul, que promove em sua sede, além de palestras, atividades lúdicas e artesanais.
Ainda na frente educacional, a Escola de Informática e Cidadania (EIC) da Ilha da Gigóia, implantada na sede do Instituto Terrazul, conta com a parceria do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), organização que se notabilizou na luta pela inclusão digital de pessoas carentes. Temas do cotidiano dos alunos são inseridos nas aulas de informática, tornando a abordagem mais interessante. Os objetivos são aumentar a perspectiva de inserção no mercado de trabalho e ajudar a formá-los como cidadãos. Já na frente da Capacitação Comunitária estão os projetos de Gestão de Pequenos Negócios e Jovens Comunicadores que contribuem bastante com a formação e qualificação de jovens e adultos empreendedores. Os bons resultados alcançados neste projeto, levaram as instituições a desenharem a ampliação de suas ações, através da elaboração de uma ampla proposta de formação de Rede de Proteção, calcada em múltiplos parceiros, cujo principal objetivo é a proteção aos corpos Lagunares da Baixada de Jacarepaguá.
Fonte: Instituto Terra Azul