O prefeito Eduardo Paes assina nesta sexta-feira o contrato com o Consórcio Porto Novo para o início das obras da 2ª fase do Porto Maravilha, de Revitalização da Zona Portuária da cidade. O consórcio foi o vencedor da licitação, concluída em outubro, que estabeleceu a maior Parceria Público Privada do País. O Porto Novo será o responsável por todas as obras da 2ª fase do Porto Maravilha – incluindo a demolição do Elevado da Perimetral – e pela prestação de serviços para esta região por 15 anos, no valor total de R$ 7,6 bilhões. Todo o investimento nesta etapa de revitalização da área será custeado pela venda dos Cepacs (Certificados de Potencial Adicional Construtivo). A operação vai permitir que todas as obras sejam realizadas sem gasto público.
Na segunda fase das intervenções do Porto Maravilha, serão 70km de vias construídas e reurbanizadas, além da implantação de redes de infraestrutura urbana com serviços de pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação e arborização. Está prevista também a recuperação do sistema de água e esgoto. Haverá ainda a construção de 17km de ciclovias. Entre as principais obras desta segunda fase, estão a construção do Binário do Porto (via de mão dupla paralela à Avenida Rodrigues Alves), a demolição do Elevado da Perimetral – no trecho entre a Praça Mauá e a Avenida Francisco Bicalho – e e a criação do túnel que vai da Praça Mauá ao Armazém 5 da Rodrigues Alves. Além disso, será feita a ampliação do túnel ferroviário sob o Morro da Providência para receber o tráfego de automóveis.
Entre os serviços que ficarão sob responsabilidade do consórcio pelo período de 15 anos, estão a conservação e manutenção de vias públicas e monumentos históricos, iluminação pública, limpeza urbana e coleta de lixo domiciliar.
Fonte: Prefeitura do Rio