Início Plantão Brasil Rio 2016™ anuncia exposição gratuita de arte e design brasileiros contemporâneos na...

Rio 2016™ anuncia exposição gratuita de arte e design brasileiros contemporâneos na Casa Brasil

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ [Rio 2016™] anunciou nesta quinta-feira os planos para uma exposição gratuita de arte e design brasileiros contemporâneos na Casa Brasil, espaço do Comitê Olímpico Brasileiro e do Rio 2016™ durante Londres 2012.

 

A Casa Brasil, localizada na famosa Somerset House, na capital britânica Londres, receberá a exposição chamada ‘From the Margin to the Edge: Brazilian Art and Design in the 21st Century’ (‘Da Margem ao Limiar: Arte e Design Brasileiros no Século 21’), de 21 de julho a 8 de setembro de 2012.

 

Reunindo o melhor da arte e do design brasileiros da atualidade, a mostra trará a rica oferta cultural do país, com 33 artistas e designers, de quase todas as regiões, envolvendo nomes em ascensão e artistas internacionalmente consagrados para representar a vibrante cena artística do Brasil.

Com curadoria do historiador de arte Rafael Cardoso e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara para as Galerias Embankment da Somerset House, os trabalhos que serão apresentados foram criados nos últimos dez anos e cobrem a produção contemporânea do Brasil de quase todas as formas: pinturas, fotografias, videoinstalações e esculturas.

 

Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Rio 2016™ e do Comitê Olímpico Brasileiro, diz que “A Casa Brasil em Londres 2012 será uma ocasião espetacular para promover a diversidade cultural do Brasil, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e o esporte brasileiro.

“É um orgulho poder aproveitar a ocasião em que o mundo estará reunido em Londres para os Jogos e mostrar o que há de melhor na arte e design contemporâneos do Brasil. Reunimos uma equipe de artistas de primeira linha que expressam a cultura vibrante do nosso país e estamos contentes que todos em Londres poderão conhecer esse trabalho na Somerset House durante os Jogos”, completa.

 

Rafael Cardoso afirma que: “O Brasil encontra-se, nesta segunda década do século 21, em um novo limiar, passando a ser visto como importante ator global nos campos da economia e da política. Com a ascensão inconteste de artistas brasileiros no cenário internacional, nossa cultura passa a ser tratada com novo respeito. A arte brasileira passou hoje a ocupar um lugar de ponta, propondo inovações e provocando transformações. Daí, o sentido ostensivo do título: ‘From the Margin to the Edge’ (‘Da Margem para o Limiar/Ponta’).

 

“Um dos propósitos da exposição é comemorar essa conquista e marcar explicitamente a posição da arte brasileira É uma oportunidade única, por se tratar de um espaço muito especial e um momento ímpar no calendário mundial de eventos”, diz o curador.

 

A exposição foi produzida especialmente para o Rio 2016™ com exclusividade para a Casa Brasil na Somerset House. Além de promover o Brasil e o esporte brasileiro no coração da capital britânica, a Casa Brasil em Londres 2012 será um ponto de encontro para todos que desejarem experimentar a vibrante cultura e a energia criativa pelas quais o Brasil é reconhecido. Também será um espaço para organizações brasileiras de comércio, investimentos e turismo se relacionarem com parceiros e gerarem negócios.

 

A lista completa de artistas e designers segue abaixo.

Serviço
From the Margin to the Edge: Brazilian Art and Design in the 21st Century:
Horário: 21 de julho – 8 de setembro de 2012, diariamente das 10.00 às 19.00, exceto às quintas-feiras, quando a exposição abre das 11.00 às 21.00
Endereço: Somerset House, Strand, Londres WC2R 1LA
Tel: +44 (0)20 7845 4600 www.somersethouse.org.uk
Entrada: Gratuita
Transporte: As estações de metrô mais próximas são: Temple, Covent Garden, Charing Cross e Embankment

 

Lista dos artistas selecionados
Adriana Varejão Pintora. Nascida no Rio de Janeiro, 1964.
Alex Flemming Fotógrafo, pintor, escultor, gravador, artista multimídia e poeta. Nascido em São Paulo, 1954.
Angelo Venosa Escultor. Nascido em São Paulo, 1954.
Amador Perez Artista plástico. Nascido no Rio de Janeiro, 1952.
AoLeo Artista plástico, diretor teatral, cenógrafo, ator e performer. Nascido no Rio de Janeiro, 1983.
Ascânio MMM Escultor e pintor. Nascido em Fão, Portugal, 1941.
Berna Reale Artista plástica e fotógrafa. Nascida em Belém, 1964.
Caio Reisewitz Fotógrafo. Nascido em São Paulo, 1967.
Cao Guimarães Artista plástico e cineasta. Nascido em Belo Horizonte, 1965.
Claudia Moreira Salles Designer de móveis. Nascida no Rio de Janeiro, 1955.
David Cury Artista plástico. Nascido em Teresina, 1963.
Eduardo Coimbra Fotógrafo e escultor. Nascido no Rio de Janeiro, 1955.
Emmanuel Nassar Artista plástico. Nascido em Capanema, 1955.
Gilberto Paim & Elizabeth Fonseca Ceramistas. Nascidos no Rio de Janeiro.
João Penoni Designer, fotógrafo, videomaker, performer. Nascido no Rio de Janeiro, 1983.
Jum Nakao Estilista e artista plástico. Nascido em São Paulo, 1966.
Laura Erber Escritora e artista visual. Nascida no Rio de Janeiro, 1979.
Laura Lima Artista plástica. Nascida em Governador Valadares, 1971.
Marcone Moreira Artista plástico, escultor, fotógrafo. Nascido em Pio XII, 1982.
Marcos Chaves Artista plástico. Nascido no Rio de Janeiro, 1961.
Maria Laet Artista plástica. Nascida no Rio de Janeiro, 1982.
Maurício Azeredo Arquiteto e designer de móveis. Nascida em Macaé, 1948.
Maurício Dias & Walter Riedweg Videoartistas. Nascidos no Rio de Janeiro, 1964, e Lucerna, Suíça, 1955.
Nelson Leirner Artista plástico. Nascido em São Paulo, 1932.
Raul Mourão Artista plástico. Nascido no Rio de Janeiro, 1967.
Regina Silveira Artista plástica. Nascida em Porto Alegre, 1939.
Rico Lins Designer e ilustrador. Nascido no Rio de Janeiro, 1955.
Rochelle Costi Fotógrafa e artista plástica. Nascida em Porto Alegre, 1961.
Rodrigo Braga Artista plástico. Nascido em Manaus, 1976.
Rodrigo Calixto Designer de móveis. Nascido no Rio de Janeiro.
Zé Carlos Garcia Artista plástico. Nascido no Rio de Janeiro, 1973.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™:

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, o espírito do Rio de Janeiro estará na Somerset House com a Casa Brasil – espaço do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Rio 2016™.

Sobre a Somerset House:

A Somerset House é um edifício neoclássico espetacular no coração de Londres, localizado entre a Strand e o Rio Tâmisa. Desde sua abertura ao público, em 2000, a Somerset House apresenta ao público uma programação especial que atrai anualmente mais de dois milhões de visitantes ao local, oferecendo um ambiente estimulante para exploração e relaxamento. A programação variada, que ocupa o ano inteiro, inclui uma temporada de filmes e shows a céu aberto, um rinque de patinação no gelo, assim como exposições temporárias de moda, design, arte e arquitetura contemporâneos, atividades para famílias e visitas guiadas gratuitas. Em setembro de 2009, a Somerset House se tornou a nova casa da Semana de Moda de Londres.

Imagens da exposição estarão disponíveis no banco de arquivos do site oficial Rio 2016™: www.rio2016.com/sala-de-imprensa/banco-de-arquivos

Mais informações:
Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™
Relações com a Imprensa