Início Plantão Rio Rio 2016: Cidade compete com espírito olímpico

Rio 2016: Cidade compete com espírito olímpico

O governador Sérgio Cabral declarou  que _ entre todas as autoridades das cidades candidatas a sediar as Olimpíadas de 2016_, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder que mais se envolveu com a campanha. A afirmação foi em entrevista coletiva à imprensa, concedida durante à tarde, no Skt Petri Hotel, junto do prefeito Eduardo Paes. Cabral respondia a uma pergunta sobre o impacto da vinda do presidente Barack Obama _ que ficará na capital dinamarquesa por apenas algumas horas _ para apoiar Chicago na sexta-feira, dia decisão. 

_ O presidente Obama vem abrilhantar a festa. Mas nós temos o presidente Lula, que trabalha diuturnamente por essa candidatura há dois anos. Um presidente com 80% de aprovação no nosso país e que já se envolveu antes com a realização dos jogos panamericanos no Rio. Com todo o respeito aos demais chefes de estado e autoridades, ninguém esteve tão ligado a esta campanha como o presidente Lula, que chega amanhã _ disse o governador. 

Depois de serem exibidas imagens do Rio e dos cariocas num vídeo da campanha apresentado à imprensa, o prefeito Eduardo Paes falou do orgulho de representar a cidade:

_Com todo o respeito a Chicago, Tóquio e Madri, o Rio é, sem dúvida, o lugar mais maravilhoso do mundo. Toda vez que a gente mostra as imagens da cidade, as nossas qualidades, a possibilidade de transformação que os jogos olímpicos significam para o Rio de Janeiro, fica difícil para as concorrentes. É uma grande honra ser o representante de todos os cariocas num momento como este. Tenho certeza de que a experiência dos jogos numa cidade tão especial como a nossa vai modificar para sempre o Movimento Olímpico_afirmou o prefeito. 

Durante a coletiva, Cabral reforçou que a campanha carioca “tem muita paixão, mas tem também muita razão”. Ele disse que isso ficou demonstrado no relatório do Comitê Olímpico Internacional, divulgado em 2 de setembro. O projeto do Rio de Janeiro foi o único considerado de altíssima qualidade técnica.  

_ Na linha do espírito do presidente Obama, o Obama da vez somos nós. Nos dêem a chance de fazer no Rio, no Brasil e, pela primeira vez no continente sulamericano, os Jogos Olímpicos, porque, sim, nós podemos _ declarou Cabral. 

Eduardo Paes lembrou ainda que, apesar da expectativa que antecede a eleição, a relação entre os governantes das cidades candidatas é a melhor possível. 

_O clima entre as candidatas é de cordialidade. Não existe briga ou ataques entre as cidades. Nós estamos competindo com o espírito olímpico. O Rio disputa com o espírito olímpico. Eu combinei com o prefeito de Madri de comer uma paella na Espanha quando tudo terminar. Também queremos ir a Tóquio para comer um bom sushi. Vamos levar todos os prefeitos para o Rio para comer feijoada e beber caipirinha. E vamos visitar juntos Chicago_disse Paes

 

Fonte: Prefeitura do Rio