Início Plantão Brasil Rio 2016 começa avaliação técnica

Rio 2016 começa avaliação técnica

 O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 começou uma nova etapa do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos. Já foi iniciada a avaliação técnica das instalações candidatas a se tornar Local de Treinamento de Pré-Jogos e receber atletas e equipes de Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais que vêm ao país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e à aclimatação às condições locais.

O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 vai identificar instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais.

Nesta etapa, serão avaliados os formulários e documentos enviados por 364 instalações esportivas, de mais de 131 municípios de 20 estados das cinco regiões do Brasil. O Rio 2016 recebeu inscrições de instalações já existentes e projetos de outras a serem construídas. Entre as instalações existentes, algumas serão selecionadas para uma visita de avaliação que busca mais detalhes.

A etapa será conduzida pelo Rio 2016 em parceria com a empresa sportS4Good, vencedora do processo público de seleção realizado pelo Comitê Organizador para prestar serviço de avaliação técnica.

A sportS4Good, que tem experiência em gestão operacional de eventos para associações, confederações esportivas e clubes, designará especialistas em esportes e instalações que serão treinados e aprovados pelo Rio 2016. Esses especialistas seguirão um protocolo de conduta exigido pelo Comitê Organizador para as visitas, de forma a garantir a imparcialidade do processo de avaliação.

No Seminário de Orientação para instalações pré-selecionadas, realizado no dia 23 de maio, o Rio 2016 informou que haviam sido percebidas dificuldades no preenchimento dos formulários de inscrição e pré-seleção por algumas instalações interessadas. Devido ao ineditismo do processo e ao objetivo de proporcionar a oportunidade de participação ao maior número possível de instalações, o Comitê Organizador decidiu oferecer às que não forneceram todos os documentos ou informações requisitados a possibilidade de completar suas inscrições até 30 de maio e assistir a um segundo seminário.

Mais de 550 instalações esportivas finalizaram o cadastro até 30 de maio, das quais 364 enviaram formulários descritivos e serão avaliadas.

A etapa de avaliação termina em 11 de novembro e as instalações receberão os relatórios de avaliação até 25 de novembro. Todas as instalações cadastradas, entre elas os projetos a serem construídos e as instalações não visitadas, receberão um relatório com eventuais sugestões de adequações necessárias ao atendimento dos requisitos técnicos dos esportes Olímpicos e Paraolímpicos.

Em janeiro de 2012, assinarão Termo de Compromisso as instalações esportivas que tiverem cumprido as exigências do regulamento.  Essas instalações serão incluídas no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, uma publicação online a ser lançada durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012 e apresentada a todos os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais.

As instalações que não forem aprovadas nesse período ou que não puderam se cadastrar a tempo terão uma nova oportunidade a partir de agosto de 2012, quando serão avaliadas novas instalações para inclusão no Guia de Locais de Treinamento.

ETAPAS DO PROCESSO

17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Inscrição: período para preenchimento completo online do Formulário de Inscrição disponível no site oficial Rio 2016.

17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Pré-Seleção: período para preenchimento do Formulário de Pré-Seleção online, comprovação do atendimento aos requisitos de participação e envio eletronicamente toda documentação exigida no regulamento.

2 de maio de  2011 – Divulgação da lista de instalações pré-selecionadas, após a primeira fase do processo.

23 de maio de 2011 – 1º Seminário de Orientação sobre as demais fases do Processo para Cadastramento e Seleção e sobre os direitos e deveres dos responsáveis pelas instalações – oportunidades e legado.
 

23 a 30 de maio de 2011 – Segunda Chance para Inscrição e Pré-Seleção: período para preenchimento dos Formulários de Inscrição e Pré-Seleção e envio eletrônico de toda documentação exigida no regulamento pelas instalações com dificuldades na primeira fase do processo.

23 a 30 de maio de 2011 – Período para envio pelo correio dos documentos de garantia: o Termo de Adesão, assinado pelo representante da instalação, e o Termo de Cooperação, assinado pelos representantes da instalação e da cidade.

27 de junho de 2011 – 2º Seminário de Orientação sobre as demais fases do Processo para Cadastramento e Seleção e sobre os direitos e deveres dos responsáveis pelas instalações que tiveram dificuldades na primeira fase do processo – oportunidades e legado.

23 de maio a 29 de julho de 2011 – Período para preenchimento online de formulários referentes a infraestrutura da instalação, da área de treinamento da instalação,  experiência em receber eventos esportivos e dados sobre as condições naturais e meteorológicas da cidade.

30 de julho a 11 de novembro de 2011 – Período para análise dos formulários e documentos das instalações candidatas e realização de visitas técnicas a critério do Comitê Organizador.

5 de setembro a 25 de novembro de 2011 – Período para envio, pelo Comitê Organizador, do Relatório Técnico e das sugestões de adequações necessárias (se houver) ao atendimento dos requisitos técnicos dos esportes Olímpicos e Paraolímpicos.

5 de setembro a 16 de dezembro de 2011 – Período para envio online, pelas instalações, da previsão de orçamento e cronograma para a execução das eventuais obras de intervenção necessárias ao atendimento dos requisitos técnicos dos esportes Olímpicos e Paraolímpicos.

16 de janeiro de 2012 – Divulgação das instalações selecionadas a participar do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016.

16 a 27 de janeiro de 2012 – Período para assinatura do termo de compromisso das instalações selecionadas.

Julho de 2012 – Publicação e divulgação para os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais do Guia dos Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012.

A partir de agosto de 2012 – Fase de acompanhamento das obras de intervenção necessárias nas instalações e eventual inclusão de novas instalações de treinamento no guia online.

 

Fonte: Avaliação de Local de Treinamento Pré-Jogos