Início Plantão Rio Rio 2016: Inaugurações no Parque da Pedra Branca

Rio 2016: Inaugurações no Parque da Pedra Branca

O Governo do Estado inaugura neste sábado (17/10), às 10h, a subsede Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo. A ação é parte fundamental dos esforços de preparação ambiental do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.
A inauguração será feita pelo governador Sérgio Cabral, a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira. Participam, ainda, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o diretor de Biodiversidade do Inea, André Ilha, e toda a comunidade do entorno.
A Unidade de Conservação, a maior do município, dispõe agora de uma ampla edificação com salas de administração e alojamento para os novos guarda-parques. Eles assumirão as funções no ato da inauguração do espaço comunitário, cuja gestão será das associações de moradores. A estrada de acesso, guaritas e áreas de visitação pública, como o anfiteatro, também passaram por reformas.
O complexo, no entanto, passa a oferecer outras estruturas de lazer para os visitantes, como mesas de piquenique, brinquedos infantis, aparelhos para ginástica, um novo deck para mergulho em um poço já muito frequentado por banhistas no rio Piraquara, banheiros públicos e trilhas para caminhadas de curta e média distâncias.

O Parque da Pedra Branca é uma das poucas opções de lazer dos moradores da Zona Oeste. A implantação deste núcleo, além de contribuir para a manutenção e fiscalização da área, também atende a uma antiga reivindicação da comunidade. Alunos das escolas locais e praticantes de diversas religiões organizaram um ato ecumênico.

Também está programada uma caminhada, a partir das 9h, pela Rua do Governo. O parque, que já era bastante frequentado nos finais de semana e feriados, deve se tornar ainda mais popular. O maciço da Pedra Branca abrigará ainda o “Parque de Carbono”, nome dado ao projeto de reflorestamento de toda a vertente norte do ponto culminante do município: o Pico da Pedra Branca, com 1.024 metros de altitude.

O Parque Estadual da Pedra Branca foi criado em 1974, com cerca de 12.500 hectares. A sede fica no final da Estrada do Pau-da-Fome, em Jacarepaguá, onde também está situado o pico que dá nome a Unidade de Conservação.

Quando – sábado (17/10), às 10h.
Onde – Rua do Governo s/nº – Realengo (final da rua).

 

 

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente