Início Plantão Barra Rio 2016: Prefeito acompanha mais uma visita do Comitê Olímpico Internacional ao...

Rio 2016: Prefeito acompanha mais uma visita do Comitê Olímpico Internacional ao Rio

 

Representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 6, com o prefeito Eduardo Paes, na Sede do Comitê Organizador dos Jogos, na Barra da Tijuca. Liderada pela presidente Nawal El Moutawakel e pelo diretor de Jogos Olímpicos da entidade, Gilbert Felli, a Comissão está na cidade para mais uma vez acompanhar os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

O encontro reúne autoridades dos governos municipal, estadual e federal, como o governador Sérgio Cabral; a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia Bastos; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; entre outras.

 

Ao chegar na sede do Comitê Organizador dos Jogos, o prefeito do Rio falou sobre a expectativa da reunião: – Eu acho que esse encontro vai ser muito positivo. Ontem tivemos uma grande notícia que mostra a pontualidade da organização dos Jogos no Rio de Janeiro, que foi a definição do consórcio vencedor que vai implantar o Parque Olímpico – disse.

 

Paes também falou sobre os próximos passos da Prefeitura na preparação dos jogos Olímpicos na cidade: – As coisas estão funcionando como o previsto, o planejado, e temos ainda muito o que fazer. Está tudo bem nas Olimpíadas do Rio. Amanhã, a Prefeitura do Rio entrega à população o Parque dos Atletas, que já foi usado durante o Rock in Rio e é uma das duas obras já inauguradas das Olimpíadas. Anunciamos amanhã também a solução para o golfe, temos a licitação do Parque Olímpico já feita, BRTs em andamento, e inclusive um dos BRTs, a Transolímpica, via expressa que ligará a Barra da Tijuca a Deodoro, termina a licitação na quinta-feira. Ou seja, está tudo mais do que no prazo – afirmou Paes, destacando que as duas intervenções já inauguradas são o Parque dos Atletas, onde foi realizado o Rock in Rio 2011, e o novo Sambódromo, que vai abrigar as provas de Tiro com arco e a chegada da Maratona.

 

O ministro Aldo Rebelo falou da importância de realizar reuniões de trabalho para garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos: – Temos trabalhado bastante com o presidente Nuzman, a equipe do ministério, a APO, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. É um trabalho coletivo para a preparação das olimpíadas do Rio e hoje foi mais uma reunião de trabalho com representantes do COI e a sua delegação. Trabalhamos com afinco para enfrentarmos os desafios de realizar uma grande olimpíada que dê orgulho ao Rio, ao Brasil e ao mundo.

 

O governador Sérgio Cabral também avaliou como positivo o encontro de hoje com o COI: – Foi muito importante porque reuniu os três níveis de governo: municipal, estadual e federal, além do ministro do Esporte, da Autoridade Olímpica e o Comitê Olímpico Organizador. Foi um encontro muito produtivo, de atualização dos fatos e das conquistas.

 

Amanhã, quarta-feira, dia 7, o prefeito Eduardo Paes participa do anúncio do resultado do concurso para a escolha da empresa que construirá na Barra da Tijuca o campo de golfe dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em seguida, eles acompanharão a comitiva do COI até o Parque dos Atletas, que será oficialmente aberto ao público.

 

Primeiro equipamento olímpico a ser entregue pela Prefeitura do Rio, em agosto de 2011, o Parque dos Atletas será reservado para descanso e entretenimento dos atletas que disputarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Antes e após o evento, será uma área pública para lazer e prática de esportes, com estrutura para receber grandes eventos – como o Rock in Rio.

 

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro