O prefeito Eduardo Paes apresentou no início da tarde desta terça-feira, dia 13, o projeto `Roadshow Rio Olímpico`, um roteiro de missões internacionais desenvolvido para divulgar o Rio de Janeiro no exterior, atrair novos negócios e intensificar a troca de experiências com cidades que já foram palco de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A primeira missão, com início marcado para o dia 19, será pela Europa, com visitas às cidades de Londres (sede dos Jogos Olímpicos de 2012), Atenas e Barcelona (que sediaram o evento em 2004 e 1992, respectivamente).
Até o dia 23, o prefeito, ao lado dos secretários Ruy Cézar (Copa 2014 e Rio 2016) e Felipe Goes (Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento), pretende expor as potencialidades econômicas da cidade, bem como as oportunidades de investimentos e negócios no Rio.
Em entrevista coletiva à imprensa, o prefeito do Rio falou sobre a importância da viagem.
– Os Jogos representam um fantástico ganho para a cidade, com a possibilidade de geração de fundos para o Rio, que vive um momento muito especial com a escolha para sede dos Jogos de 2016. Por isso, entendemos esse projeto como um processo de venda da cidade para o exterior. Vamos aproveitar a janela que as Olimpíadas abriram para mostrar nossa cidade ao mundo – disse.
Entre projetos considerados estratégicos, o prefeito Eduardo Paes citou o da revitalização da Zona Portuária como um dos principais polos de investimentos nos próximos anos.
– A revitalização da Zona Portuária nos abre um leque imenso de oportunidades, como a de construção de hotéis, por exemplo – falou o prefeito, que prevê uma aceleração nas obras a partir da escolha da cidade como sede dos Jogos de 2016.
Eduardo Paes disse ainda que pensa em dar um novo `papel` à empresa pública Riocentro para ajudar a promover ainda mais o Rio, dentro e fora do País.
– Minha idéia é criar uma agência de promoção comercial da cidade a partir dos Jogos de 2016. Para isso, poderíamos contar com o Riocentro, com sua estrutura já montada.
O secretário extraordinário de Desenvolvimento, Felipe Goes, que também preside o Instituto Pereira Passos (IPP), falou sobre a importância da viagem para o crescimento econômico do Rio.
– A agenda é extremamente positiva para a cidade e o estado. Devemos aproveitar a projeção que o Rio de Janeiro ganhou ao se tornar uma cidade olímpica para apresentarmos ao mundo a importância econômica da cidade, bem como sua capacidade de gerar oportunidades em diversas áreas, como turismo, entretenimento, transportes e infra-estrutura esportiva, além de trocarmos idéias com cidades que já têm experiência com eventos esportivos – disse.
Após esta primeira experiência, o prefeito anunciou que outras "missões" já estão em pauta, como o encontro com investidores São Paulo (novembro), a visita à Expo Xangai 2010, em maio do ano que vem, além de encontro com prefeitos de cidades olímpicas, a ser realizado no Rio. Segundo ele, a cidade vai "brigar" para receber a Expo 2020, ainda sem sede definida. A World Expo (ou exposição mundial) é o terceiro maior evento do mundo em movimento de negócios, perdendo apenas para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas.
– É uma oportunidade e vamos brigar por ela – afirmou o prefeito.
Fonte: Prefeitura do Rio