As mascotes são um importante veículo de transmissão da mensagem do maior evento esportivo do planeta, especialmente para o público infanto-juvenil. O processo, que contará com a consultoria da empresa Anima Mundi, terá premiação final de 50 mil reais. O edital está disponível em http://www.rio2016.com/comite-organizador/bens-e-servicos.
“A ideia de abrir um processo seletivo é exatamente para valorizar o mercado brasileiro de animação, cinema e design e estimular a criatividade para o desenvolvimento das melhores ideias. O tema para a criação é livre. Será selecionada a melhor proposta criativa, que atenda ao público alvo, que é o infanto-juvenil”, explica a diretora de marca, Beth Lula.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ concluiu nesta quarta-feira, dia 23, a seleção da fase de habilitação jurídica e técnica do processo de criação das mascotes dos Jogos. Para a primeira etapa, as empresas apresentaram documentação e portfólio. No total, 316 empresas fizeram o download do edital no site do Rio 2016™ e 24 se inscreveram. Para a segunda fase do processo, 15 empresas foram selecionadas.
As selecionadas para a próxima etapa, em ordem alfabética, são:
Alê Abreu Produções Ltda.
Bertoni Serviços de Programação Visual Ltda. ME
Birdo Filmes em Animação Ltda.
Borogodó Design Ltda.
Cinema Animadores Ltda.
DDB Brasil Publicidade Ltda.
Labareda Design Ltda.
Loucomov Animação e Computação Gráfica Ltda. ME
LW Comunicação e Produção Ltda.
Marcella Tamayo dos Santos ME
Mono Entretenimento Ltda.
Neogama BBH Publicidade S.A.
PG Produções de Cinema, Vídeo e TV Ltda.
Split Studio Produções Audiovisuais Ltda.
VSRM Artes Gráficas Ltda.
A segunda fase será a de desenvolvimento das propostas, para a qual será realizada uma reunião de briefing com representantes das empresas e a equipe do Rio 2016™. O encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 28/01, no Comitê. Na ocasião, os participantes terão acesso ao cenário geral dos Movimentos Olímpico e Paralímpico, a essência das marcas dos Jogos Rio 2016™ e o papel das mascotes nos Jogos, além do briefing criativo.
Após o briefing, as selecionadas irão desenvolver suas ideias e trabalhar em conjunto com a equipe do Rio 2016™ para ajustes e aprofundamentos. Dessa forma, as propostas que chegarem à fase seguinte estarão dentro do formato exigido e a comissão julgadora terá acesso às melhores.
A escolha da vencedora será por unanimidade. A premiação final é de R$ 50 mil para a criação das duas mascotes, que serão conhecidas pelo público cerca de dois anos antes dos Jogos, no segundo semestre de 2014.
Assessoria