Início Plantão Rio Rio atrai cada vez mais empresas

Rio atrai cada vez mais empresas

A abertura de filiais de empresas de outros estados no Rio de Janeiro cresceu 16% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010, de acordo com a Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja). Foram 936 filiais instaladas no estado, 135 a mais do que o número registrado no ano passado. As unidades de empresas de médio e grande porte tiveram destaque: passaram de 748, em 2010, para 905 este ano.
Levantamento da Jucerja também revelou que as filiais de microempresas localizadas em cidades fluminenses, cujas matrizes são na capital, tiveram alta de 282%, passando de 139 para 531 em 2011.
De acordo com o presidente da Jucerja, Carlos de La Roque, com o crescimento da economia fluminense e a realização de grandes eventos até 2016, as companhias vêm expandindo seus negócios no estado fluminense.
– Somos a bola da vez, estamos atraindo investidores externos, de outros países, de outros estados. Isto reflete o bom momento econômico e de desenvolvimento pelo qual passa o estado do Rio. Há empresas das áreas de petróleo e gás, de alimentação e vestuário vindo para cá. No caso das microempresas que estão abrindo filiais em cidades interioranas, cujas matrizes estão no Rio, a maioria é dos setores de alimentação e de confecção, mas também há salões de beleza e cabeleireiros – disse.
São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo foram os estados de onde mais vieram empresas para se instalar no Rio de Janeiro no primeiro semestre deste ano.
Entre as filiais abertas em cidades do interior fluminense estão lojas de material de construção, serviços de informática, redes de departamentos, confecções, pousadas, lanchonetes, restaurantes, entre outros.

Fonte: Governo do Rio