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“Rio Capital da Bicicleta”

No próximo domingo, 7 de fevereiro, das 9h às 13h, na praia de Copacabana, Posto 6, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente dá continuidade à Campanha de Educação Ambiental para apoiar o programa estratégico “RIO CAPITAL DA BICICLETA”, incluído entre as metas da Prefeitura do Rio para reduzir em 8% as emissões de gases de efeito estufa até o final de 2012.

Em barracas instaladas junto ao calçadão, 20 agentes ambientais e técnicos da Secretaria vão distribuir folhetos, conversar com a população sobre vários temas, incluindo recolhimento do lixo da areia, a importância do passeio de cães com coleira e a não permissão da presença desses animais na areia. Os agentes ainda darão dicas para a manutenção e conservação das bicicletas, orientação para melhorar a saúde através do ciclismo e esclarecimentos para melhorar as relações entre pedestres, ciclistas e motoristas. Outro ponto importante que também será abordado junto aos ciclistas é o de que a bicicleta tem que ser usada na ciclovia, e não na via pública nos dias em que as ruas são fechadas para o lazer da população.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), que coordena a atividade, volta a mostrar ao público que a bicicleta não é apenas um veículo de lazer, mas importante meio de transporte limpo que contribui para uma vida mais saudável, ao contrário dos automóveis, que respondem hoje por 50% da emissão de gases poluentes, prejudicando a saúde das pessoas e do planeta.

A campanha continua nesse domingo em Copacabana e vai até 11 de abril; seguindo para outros pontos da orla, do Leme ao Pontal. As ações educativas são sempre orientadas pelo Centro de Educação Ambiental da SMAC em conjunto com a Cet-Rio, as secretarias de Educação e Saúde, além da parceria com a ONG Transporte Ativo e com a empresa Biruta Mídias Mirabolantes.

Programa “Rio Capital da Bicicleta”

O “Rio Capital da Bicicleta” é um dos projeto estratégicos da Prefeitura do Rio e faz parte do programa de metas para reduzir em 8% às emissões dos gases de efeito estufa até o final de 2012 (com base no inventário de 2005). Para isso, o município pretende incentivar o uso da bicicleta como um modelo de transporte para curtas distâncias, através de campanhas educativas.

Embora a bicicleta não seja a solução dos problemas de transporte nos grandes centros, acreditamos no potencial deste veículo não motorizado como uma alternativa a mais no conjunto de medidas que objetivam um tráfego mais tranquilo, não poluente e uma cidade mais humana.

Com o sistema de ciclovias a Prefeitura vem, ao longo dos últimos anos, modificando o cenário do sistema de transporte na Cidade, induzindo o carioca a se conscientizar dos benefícios ambientais que a bicicleta
proporciona aos seus habitantes.

A adoção das bicicletas como meio de transporte triplicou entre 1994 e 2004. A Prefeitura do Rio tem como meta dobrar a sua malha cicloviária, hoje a maior do País, com 150km de extensão, até 2012.

Fonte: Prefeitura do Rio