O Brasil será a sede do 18º Fórum Iberoamericano de Sistemas de Garantia de Crédito. O evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 25 a 27 de setembro de 2013, no hotel Sofitel, em Copacabana. O anúncio foi feito no início da noite desta sexta-feira (26), no encerramento da 17º edição do Fórum, no Hotel Hilton, em Buenos Aires, na Argentina.
Essa é a segunda vez que o Brasil se torna sede do evento. A primeira foi em 2008, em Salvador (BA). Naquele ano, o Sebrae lançou um edital para apoio à criação de sociedades de garantia de crédito (SGC). Em 2011 e 2012, surgiram oito dessas entidades no país, que reúne hoje um total de nove SGC.
O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, acompanhado do diretor-técnico do Sebrae no Rio de Janeiro, Armando Clemente, falou ao público sobre a candidatura brasileira e apresentou um vídeo. A produção audiovisual de três minutos mostrou imagens da capital carioca e ressaltou o apoio dado pelo Sebrae e as SGC às histórias de sucesso de pequenos negócios.
Para Carlos Alberto dos Santos, o sistema de garantias no Brasil tem avançado e o Fórum no Rio irá coroar esse processo. “Registramos grandes avanços nos últimos anos e o evento permitirá uma ampla troca de experiências, com representantes de mais de 20 países”, assinalou.
Armando Clemente considerou mais do que oportuna a realização do 18º Fórum Iberoamericano no Rio de Janeiro. “Acabamos de montar a primeira SGC em nosso estado e estamos criando a segunda. Por ser uma cidade onde o empreendedorismo tem força, a sociedade de garantia de crédito pode ajudar a alavancar a economia do Rio”, afirmou.
A partir de dezembro, haverá na internet um hotsite dedicado ao Fórum Iberoamericano no Rio. Para o diretor Carlos Alberto dos Santos, será possível, via web, discutir com antecedência de vários meses temas referentes ao evento. Segundo Carlos Alberto, a iniciativa contribuirá para enriquecer ainda mais o Fórum.
Sebrae