Início Plantão Rio Rio de Janeiro estende o prazo de imunização de bebês prematuros e...

Rio de Janeiro estende o prazo de imunização de bebês prematuros e alerta a população sobre o perigo dos vírus respiratórios

Na sexta, no sábado e no domingo, de  6 a 8 de julho, o Rio de Janeiro será marcado por ações da Campanha “Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido”, que visa alertar aos médicos, os pais e os cuidadores de bebês para que um maior número de prematuros seja imunizado durante o período de sazonalidade (abril a setembro) dos vírus, em especial, o VSR – Vírus Sincicial Respiratório.

 

 

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG e a Praia do Pepê, na Barra, serão palcos de diversas ações, como recreação infantil – palhaços e brincadeiras – para entreter a criançada e a distribuição de calendários de vacinação de prematuros e de materiais educativos para os adultos e pais. No IPPMG será feita ainda a pesagem e medição de crianças até 12 meses.

 

 

Nos locais será montado um pulmão gigante e no interior do espaço, será possível ver e entender o órgão de um bebê com saúde gestacional normal de 36 semanas; um pulmão prematuro com menos de 33 semanas; os ataques de vírus; e a imunização/prevenção. O objetivo dessas ações, apoiada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, é mostrar a vulnerabilidade do pulmão de um prematuro às doenças respiratórias e para que os todos aprendam um pouco mais sobre os cuidados com elas.

 

 

No Rio de Janeiro, o fornecimento gratuito da imunização contra o VSR está regulamentado. Anteriormente, somente os bebês nascidos com menos de 28 semanas de gestação que poderiam receber gratuitamente, agora uma alteração privilegia as crianças nascidas até 32 semanas. 

 

 

“O VSR é o principal responsável pela hospitalização de bebês prematuros no primeiro ano de vida, visto que é o maior causador de infecções respiratórias, nesse período”, alerta o neonatologista Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e um dos mentores da Campanha, que tem o apoio dos Laboratórios Abbott.  Aproximadamente 15% de todos ao bebês prematuros (menos de 35 semanas) são hospitalizados em decorrência de infecções causadas pelo VSR.

 

 

Agenda:

“Campanha Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido” | Local: Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG 

Dias: 5 de julho (Quinta-feira) – das 10 às 17 horas |  6  de julho (Sexta-feira) – das  8  às 12 horas |

 

Informações à imprensa:  CR. Comunicação