A Prefeitura do Rio imunizou, até o dia 7 de maio, 913.653 pessoas na Campanha de Vacinação contra a Influenza, entre idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos incompletos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e profissionais de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), este número representa 58,1% da população alvo da campanha e a meta é alcançar 80% – 1,2 milhão de pessoas.
A vacinação começou no dia 25/04 e continua até o próximo dia 20, nas mais de 200 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus da Influenza contidos na vacina.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global, e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.
Para as mulheres até 45 dias após o parto, na hora da vacinação será solicitada comprovação da condição clínica. Para os doentes crônicos, deverá ser apresentada a prescrição do médico. Portadores de doenças neurológicas devem consultar seu médico antes de tomar o imunizante e pessoas com quadro febril precisam aguardar a melhora do estado de saúde. Para as crianças são necessárias duas doses num intervalo de um mês entre elas. A vacina é contraindicada para pacientes com história de alergia grave (anafilaxia) e prévia a algum de seus componentes.
Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada de 2016 do Hemisfério Sul a vacina influenza trivalente (utilizada na campanha) é composta por cepas do vírus Myxovirus influenzae, fragmentados, inativados e purificados de Influenza A (H1N1) pmd09; Influenza A (H3N2) e Influenza B (linhagem Victoria). São disponibilizadas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Sanofi Pasteur (França).