Início Plantão Brasil Rio de Janeiro lança programa de Educação Integral

Rio de Janeiro lança programa de Educação Integral

GOV_Educacao_Integral02 (640x427)

 

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Educação, lançou, na quinta-feira (10/9), o programa de Educação Integral da rede de ensino estadual. A proposta inovadora terá a meta de atender a 258 escolas, em todo o estado, até 2018, beneficiando cerca de 98 mil alunos. O programa, já implantado em algumas escolas do Rio, e que conta com a parceria da iniciativa privada, busca associar o aprendizado das disciplinas tradicionais ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais como liderança, trabalho em equipe, e capacidade de associar conhecimentos, entre outras competências educacionais.

 

 

– Queremos uma escola onde o jovem tenha as matérias necessárias da grade curricular e que complemente com atividades que desenvolvam habilidades importantes. Também penso que o foco deve estar no ensino profissionalizante, para que este adolescente saia do Ensino Médio com uma profissão e possa acessar o mercado de trabalho. Estamos no caminho – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

 

 

Para o secretário de Educação, Antonio Neto, o lançamento marca um novo passo para a transformação da educação básica no estado.

 

 

– Este programa tem o desafio de desenvolver as competências do século 21, em horário integral, preferencialmente. Além disso, ele tem uma dimensão educacional com foco em línguas e no ensino profissionalizante. Queremos que o aluno de hoje possa desenvolver habilidades como o pensamento crítico, o espírito colaborativo. Este modelo vai transformar efetivamente a escola porque ensina mais e desenvolve competências que serão fundamentais para o jovem do futuro – explicou o secretário.

 

 

Assinaturas de convênio com a iniciativa privada

Durante o lançamento do programa de Educação Integral foram assinados convênios com as Lojas Americanas (com aval do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que irá ofertar o curso de Técnico em Logística Comercial no Colégio Estadual São João, em Queimados, e no Ciep 111 – Gelson Freitas, em Mesquita.

 

 

– As Lojas Americanas se orgulham de apoiar um programa como este. É uma satisfação incentivar o desenvolvimento dos jovens do Estado do Rio de Janeiro – disse o diretor da empresa, Carlos Padilha.

 

 

Presidente da Fecomércio e representante do Senac, Orlando Santos Diniz, ressaltou o protagonismo do Rio de Janeiro, que tem se destacado como pioneiro em diversas ações e políticas públicas.

 

 

– O Governo do Estado vem dando exemplo de atuação em órgãos públicos. Queremos fazer parte desde grande movimento de transformação na educação do estado – afirmou.

 

 

Na ocasião, também foi oficializado acordo com a BG Brasil, que capacitará 600 professores, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. As qualificações serão promovidas pela ONG Worldfund, por meio do projeto STEM Brasil.

 

 

– A parceria da BG com o governo prevê uma primeira fase em 26 escolas. Queremos favorecer a construção de conhecimento destes jovens. A educação é a base do desenvolvimento social e econômico de um país – ressaltou o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da BG Brasil, Paulo Macedo.

Metodologia inovadora já é realidade em 53 escolas

 

A nova proposta pedagógica adotada pela secretaria de Educação reúne duas dimensões educacionais: o Solução Educacional e o Dupla Escola. A primeira proposta, que acontece em parceria com o Instituto Ayrton Senna, investe no desenvolvimento da aprendizagem cognitiva do aluno por meio de projetos que estimulam o protagonismo juvenil e a aquisição de conhecimentos de disciplinas distintas, de maneira integrada.

 

Já o Dupla Escola atua na perspectiva de ampliar a formação geral do aluno sem esquecer de desenvolver habilidades emocionais e vocacionais. O Solução Educacional já é desenvolvido em 31 escolas e tem como projeto-piloto o Colégio Estadual Chico Anysio (CECA), localizado no Andaraí, na Zona Norte. O Dupla Escola está em 22 unidades escolares, sendo quatro interculturais e 18 profissionalizantes.

 

– Não trabalhamos sozinhos, o apoio da iniciativa privada é fundamental – avaliou a presidente do Instituto Ayrton Sena, Viviane Sena.