Início Plantão Brasil Rio de Janeiro recebe prêmio em reconhecimento à elaboração do Balanço Energético...

Rio de Janeiro recebe prêmio em reconhecimento à elaboração do Balanço Energético da Cidade

abr170413_tng7201_praias_rio_de_janeiro

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), por meio da Gerência de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, recebeu, nesta quarta-feira (28/09), prêmio em reconhecimento à elaboração do “Balanço Energético da Cidade do Rio de Janeiro”, durante a Conferência Internacional do o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT), em São Paulo.

 

 

O trabalho da SMAC visa reduzir gases de efeito estufa gerados pelo setor de energia, responsável por mais de 75% das emissões da cidade, através do mapeamento de toda a cadeia energética, analisando as perdas de energia em cada setor. O Balanço Energético da Cidade do Rio de Janeiro concorreu com outros seis projetos, na categoria Gases de Efeito Estufa.

 

– A elaboração do Balanço Energético é de suma importância para nortear as políticas públicas que fomentem a mobilização para a redução de gases de efeito estufa. Captar informações e registros sobre as ações de eficiência energéticas é fundamental para detectar com mais precisão as emissões de gases e agir de maneira pontual nos setores menos eficientes. O prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado e dos esforços em promover a cada dia uma cidade mais consciente, eficaz e sustentável – disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.

 

 

O objetivo da conferência, que acontece até esta sexta-feira (30/09), é apresentar os resultados finais do INCT para Mudanças Climáticas (INCT-MC) e discutir as perspectivas nas áreas de conhecimento abordadas pelo projeto, além de promover o debate entre pesquisadores e estudantes envolvidos com a temática.