Início Destaque Rio de Janeiro trabalha para fortalecer no estado a cultura da banana

Rio de Janeiro trabalha para fortalecer no estado a cultura da banana

O Dia da Banana foi comemorado nesta semana, dia 22. E, no Estado do Rio de Janeiro, o cultivo da fruta está presente em mais de 30 municípios, o que a torna uma importante fonte de geração de emprego e renda em muitas dessas cidades.

Atenta a isso, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento tem atuado por meio de uma linha de crédito, o Frutificar, que concede empréstimos a juros baixos, além de oferecer auxílio técnico aos produtores que solicitam esse tipo de apoio. O objetivo é um só: fortalecer a cultura da banana.

O Brasil é o quarto maior produtor do mundo da fruta, e, de acordo com a Emater-Rio, a cultura da banana está espalhada por diferentes regiões fluminenses. Mangaratiba se destaca no cultivo da banana prata, com uma produção de mais de 12 mil toneladas por ano; Santa Maria Madalena, com a espécie nanica, produz mais de 7 mil toneladas por ano. Seropédica também aparece com destaque nesse ranking.

– O fomento à produção de diversas culturas é permanente por parte da Secretaria de Agricultura, com a concessão de créditos e também com o assessoramento técnico aos produtores. É um trabalho que não para. Queremos ver nossos produtores ganhando espaço e oferecendo produtos de qualidade para população – afirma o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Um exemplo de quem tira o sustento da família com a fruta é o agricultor Marcelo Furtado Gomes, que há 10 anos atua nessa cultura. Ele e a mulher, Fernanda, trabalham nos 2,7 hectares de área no município de Saquarema, na Região dos Lagos, onde se dedicam-se à plantação de banana prata e pacovan.

– Trabalho com agricultura familiar, sou produtor e técnico em agropecuária. Por incrível que pareça, durante a pandemia, eu e minha esposa não paramos, trabalhamos muito. Graças a Deus tivemos bons resultados. Juntos, entregamos inúmeras cestas de produtos orgânicos em nossa cidade – conta o produtor.

Queridinha dos brasileiros

A banana é uma das frutas tropicais mais consumidas no mundo, possui elevado valor nutricional, apresenta preço acessível e é disponível para grande parte da população durante todo o ano. Nutricionista da Secretaria de Agricultura, Tatiana Novo ressalta que a fruta é uma excelente fonte energética e contém vitaminas do complexo B (B1, B2 e niacina), A e C. Além disso, é rica em sais minerais, sobretudo potássio, magnésio e fósforo.

– Dentre as propriedades funcionais, podemos citar o fornecimento de energia rápida, sendo uma excelente fonte de carboidrato, o auxílio na digestão e saciedade e em quadros de depressão e ansiedade, além de melhorar o humor por ser fonte de triptofano – destaca a nutricionista.

Programa Frutificar

Com o Frutificar, uma das linhas de créditos do programa da Secretaria de Agricultura, o Agrofundo, os produtores têm acesso a linha de crédito específica para financiamento de projetos de fruticultura, novas tecnologias de produção, além de apoio técnico.

– Esse segmento do Agrofundo visa aumentar o cultivo de frutas no estado. Hoje, podemos destacar a criação de um polo de produção financiada do Frutificar na Região Noroeste, com toda a estrutura necessária de colheita da fruta. Além da existência de uma câmara fria, temos a parte de seleção e de embalagens da banana – ressalta Ronaldo Soares, coordenador do Agrofundo.

Para solicitar o empréstimo, entre em contato por meio dos escritórios locais da Emater ou pelo seguinte e-mail: [email protected]