Início Plantão Rio Rio discute reciclagem energética

Rio discute reciclagem energética

A problemática do lixo urbano é cada vez mais preocupante em função da falta de espaço para aterros – que gera a necessidade de se transportar em distâncias cada vez maiores esses resíduos -, do tratamento e “hospedagem” do lixo e principalmente do passivo ambiental que se alastra.

Assim, a Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais (Abrelpe) promoverão entre os dias 26 e 28 de maio, no Rio de Janeiro, um debate com especialistas nacionais e internacionais sobre o assunto, com enfoque na reciclagem energética – uma tecnologia 100% limpa, que atua na geração de energia através do processamento do lixo e que complementa o importante trabalho dos catadores e cooperativas de reciclagem mecânica.

Atualmente, 35 países destinam cerca de 150 milhões de ton/ano de lixo para mais de 850 usinas de reciclagem energética, todas perfeitamente adequadas às mais rígidas normas ambientais. O Brasil ainda não adotou esta tecnologia, mas ela está contemplada na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Plastivida e a Abrelpe estão trabalhando no Brasil para viabilizar a reciclagem energética como solução para os resíduos sólidos e também como forma de geração de energia complementar às matrizes já existentes. O processo de reciclagem energética é limpo, não gera resíduos e ainda contribui para o aproveitamento de todo o material que não é possível reciclar mecanicamente (como as sacolinhas que muitas vezes embalam o lixo doméstico da maioria das casas brasileiras).

Os executivos da Plastivida e da Abrelpe estão à disposição para entrevistas no Rio de janeiro a partir de quarta-feira, 26/5, até sexta-feira, 28/5,. O debate vai acontecer durante evento sobre gerenciamento de lixo, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Serviço

1º Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Resíduos Sólidos – Rio Ambiente 2010
De 26 a 28/5/2010
Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro
Participação gratuita
Para se inscrever, basta enviar e-mail para [email protected]  ou entrar em contato pelo telefone 0800 0231 231 (somente para o Rio de Janeiro)

 

Fonte: Roberta Provatti – Yellow Comunicação