Início Plantão Rio Rio e Barcelona discutem as Olimpíadas de 2016

Rio e Barcelona discutem as Olimpíadas de 2016

A Prefeitura do Rio, o Instituto dos Arquitetos do Brasil-RJ, e o PROURB/FAU-UFRJ, promovem o Seminário A Olimpíada e a Cidade – Conexão Rio-Barcelona, que se realizará nos próximos dias 18 e 19 de março, no Palácio da Cidade e na Sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Flamengo. O evento conta com o apoio da Câmara de Comercio Espanhola.

O Seminário será o primeiro de uma série de encontros para discutir no Rio experiências relacionadas aos Jogos Olímpicos como instrumento de desenvolvimento das cidades-sedes. A proposta é que ao longo do ano se realizem outras conexões com cidades que também sediaram as Olimpíadas.

Uma das grandes atrações deste encontro é o ex-prefeito de Barcelona à época dos Jogos Olímpicos de 1992, Pasqual Maragall, que comandou as grandes transformações urbanísticas experimentadas pela capital da Catalunha na década de 90, e que tiveram os Jogos como motivação. “Não é a cidade que deve servir aos Jogos, mas são os Jogos que devem servir à cidade”, diz o ex-prefeito de Barcelona.

Para o prefeito Eduardo Paes, assim como em Barcelona, os Jogos de 2016 devem contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população. “Compartilhamos da visão do ex-prefeito de Barcelona, Pasqual Maragall, de que as olimpíadas devem servir à cidade. As transformações que aconteceram em Barcelona são o nosso modelo, a nossa inspiração. Nós queremos que, no Rio, os Jogos também sirvam com um ponto de virada para a cidade. Vamos trabalhar para que os investimentos com as Olimpíadas beneficiem todas as regiões, principalmente as mais degradadas. Mais do que organizar o evento em si, queremos tornar o Rio um lugar melhor para seus moradores, com mudanças estruturais em transporte, infraestrutura e planejamento urbano."

Os principais temas abordados serão Mobilidade Urbana, Infra-estrutura e Legado Social. Além de Maragall e Paes, participarão também do Seminário O Ministro de Esporte Orlando Silva, o Embaixador da Espanha Carlos Alonso Zaldivar, o Governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, o Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – RJ Sérgio Magalhães, o Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ Gustavo Rocha Peixoto, o Presidente da Câmara Espanhola Eugenio Cabanes, entre outros nomes de importância no cenário urbanístico do Rio e de Barcelona.
 
Barcelona como exemplo
Barcelona aproveitou a realização dos jogos de 1992 e os transformou, para além do evento esportivo, em poderoso aliado na sua grande transformação urbana, que ainda hoje é uma referência mundial.

A cidade foi objeto de um grande processo de requalificação urbanística e ambiental que a tornaram uma das referências mundiais de boa cidade. Tal como o Rio de Janeiro, Barcelona tinha uma longa história, uma forte cultura, uma base econômica outrora muito importante, mas se encontrava em decadência.

A Vila Olímpica, coração dos Jogos, foi construída ao lado do Centro Histórico, de frente para a Zona Portuária, ela também objeto de grande reforma e a um amplo trabalho de revitalização. Os principais equipamentos esportivos – como o Estádio Olímpico – também se localizaram na área central, a 1 km do Centro Histórico.

No caso do Rio de Janeiro, a questão chave que orienta a organização do seminário é: como o Rio pode melhorar o legado olímpico a partir da experiência de outras cidades que sediaram os jogos?
 
Programação completa
 
Quinta-feira, 18 – Palácio da Cidade
. 9h – Abertura solene – com a participação do Prefeito do Rio Eduardo Paes e o ex-prefeito de Barcelona Pasqual Maragall
. 10h15min – Painel I – Os Jogos Olímpicos servindo à cidade: construindo desde agora o legado de amanhã
. 13h30min – Painel II – Revitalização Urbana, Desenvolvimento Econômico e Inovação. As lições de Barcelona
. 15h45min – Painel III – As Olimpíadas e a projeção da cidade
 
Local: Palácio da Cidade – Rua São Clemente, 360 – Botafogo
 
Sexta-feira 19 de março – IAB
. 9h – Mesa redonda – As Olimpíadas e a conquista da cidade
. 14h – Mesa redonda – As Olimpíadas e a mobilidade na cidade
 
Local: IAB-RJ – Rua Pinheiro, 10 – Flamengo

 

Fonte: Prefeitura do Rio