Início Plantão Rio Rio Film Comission premia produções

Rio Film Comission premia produções

Quatro projetos de longa metragem foram selecionados pelo edital da Filme Rio –Rio Film Commission (FRRFC) de 2010, destinado a produções de longa-metragem, ficção ou documentário, e série de TV, nacional ou estrangeira, desde que associadas a produtoras fluminenses. Cada contemplado receberá recursos de R$ 250 mil. O investimento total é de R$ 1 milhão. A FRRFC é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Os selecionados foram os que melhor se enquadraram nos critérios estabelecidos no edital da FRRFC, como o tempo de filmagem no Estado do Rio de Janeiro e o potencial de promoção da cidade e do estado no filme. Os quatro projetos contemplados foram apresentados por produtoras de São Paulo, Inglaterra e Estados Unidos, todas parceiras de empresas do estado do Rio de Janeiro. Elas terão um prazo de dois anos para concluir seus trabalhos.

De acordo com Steve Solot, presidente da Fim Rio – Rio Film Commission, o Edital é uma iniciativa inédita no setor, visando trazer produções de cinema e TV para promover o desenvolvimento cultural e econômico do nosso estado.

– É um prazer anunciar os projetos vencedores do primeiro edital da Filme Rio – Rio Film Commission, um instrumento de promoção da cidade e do estado do Rio de Janeiro. É a primeira vez que uma film commission realiza um edital próprio no Brasil. Essa é mais uma inovação da FRRFC e faz parte de nossa política de criar as condições necessárias para se atrair produções de cinema, TV e publicidade, promover o desenvolvimento local, através da geração de emprego, renda e a arrecadação de impostos, bem como a exposição nacional e internacional de locações – disse Steve.

Solot adiantou que em 2011 a RFC deverá participar de importantes festivais e mercados de cinema ao redor do mundo, de 11 a 17 de fevereiro estará no Festival de Berlim, na Alemanha; de 25 de março a 01 de abril, em Guadalajara, no México; e no Festival de Cinema de Cannes, na França, de 11 a 22 de maio, entre outros, para apresentar o trabalho da entidade, sua logística e seus serviços, e, ainda, fazer contatos com produtores de todo o mundo, visando atrair filmagens para as locações que o Rio de Janeiro oferece.

O presidente da FRRFC assegurou que a entidade lançará novo edital em 2011, num valor ainda maior.

As quatro produções selecionadas no Edital de 2010 foram:

– Mato Sem Cachorro, longa metragem/ ficção, da RT2A Produções Cinematográticas Ltda, e da Radar Cinema e Televisão de São Paulo;

– O Recorde (The Race) – longa metragem/documentário, da Terra Vermelha Filmes Ltda EPP, e da Very Much So da Inglaterra.

– Uma Noite no Rio – longa metragem/ficção , da EH Filmes Ltda e da Nuts & Lloyd Inc dos EUA

– Marcelo Yuka no Caminho das Setas, longa metragem/documentário, da Zuca Produções Artísticas e Culturais Ltda, e da Videofurum Filmes Produções Artísticas de São Paulo. 
 

Fonte: Gov Estado Rj