Início Plantão Rio Rio forma 420 novos inspetores de polícia

Rio forma 420 novos inspetores de polícia

O Teatro João Caetano, no Centro do Rio, recebeu nesta quinta-feira (17/12) os mais novos inspetores de polícia do Estado do Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral, acompanhado do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e do chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski, participou da formatura dos 420 formandos do Curso de Formação Profissional 2009. Os servidores estaduais serão nomeados na próxima semana.

– Faço questão de estar em um momento como esse, que representa muita coisa para os formandos. Os conceitos de segurança, cidadania e integração com a comunidade que os inspetores aprenderam durante a qualificação foram muito bem aplicados. No nosso governo, o Rio de Janeiro procurou mudar e qualificar uma instituição que se chama concurso público. Esse resgate e oxigenação são importantes – disse o governador.

De acordo com Sérgio Cabral, os inspetores auxiliarão no modelo de gestão de segurança pública do governo estadual, que pretende reduzir índices de criminalidade através da parceria entre as polícias Civil e Militar. Para o governador, essa política tem como principal missão atender os 16 milhões de habitantes do Estado do Rio de Janeiro e os oito milhões de turistas estrangeiros e brasileiros que visitam os municípios fluminenses.

– Essa semana, nós tivemos uma operação da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, sem trocar um tiro sequer. Isso pode ser feito em todas as comunidades pacificadas. Estamos mudando com a integração das polícias. Antes de tudo, os profissionais de segurança precisam saber que são servidores públicos. Essa é a visão que levamos com o conceito de regiões integradas e metas alcançadas, que geram remunerações e prazer profissional – ressaltou Cabral.

A capacitação, que aconteceu de junho a dezembro, ofereceu aos aprovados do concurso público do ano passado 840 horas/aula, 40 palestras e estágios. Os servidores assistiram a aulas sobre Segurança Pública, Direitos Humanos, Criminologia, entre outras. As matérias foram ministradas na Academia Estadual de Polícia Silvio Terra (Acadepol). Com a qualificação, os formandos estão prontos para iniciar o estágio probatório, que terá duração de três anos. A instituição também está preparando um projeto especial para os inspetores. A ideia é que os policiais atuem exclusivamente nas delegacias.

– Os novos policiais estão ingressando na Polícia Civil do Estado em seu melhor momento. A instituição está arejada e equipada. Os inspetores poderão contar com o maior Centro de Inteligência da América Latina. Nosso desafio é atender à comunidade em todos os aspectos. Temos que focar na coragem e na atitude. Não iremos resolver todos os problemas, mas podemos mostrar pró-atividade – afirmou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, também participou da formatura dos 420 formandos do Curso de Formação Profissional de Inspetores de Polícia Civil.
 

 

Fonte: Governo do Rio