Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira,m dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Casa da Mulher Carioca nos bairros de Madureira e Realengo, nas Zonas Norte e Oeste da cidade. Essas unidades inovadoras de atendimento ao público feminino funcionarão como centros de cidadania com foco no resgate e no fortalecimento da autoestima das mulheres para que elas operem na defesa de seus direitos.
A secretária especial de Políticas para as Mulheres, Ana Rocha, falou da importância de implantar centros voltados para as mulheres:
– É muito importante que haja casas como essas porque há um desconhecimento das mulheres e da população em geral dos serviços que elas têm direto. Esse é um espaço de fortalecimento da autoestima e da autonomia das mulheres carioca. Uma mulher cidadã tem que ter direito ao trabalho, educação, saúde e cultura.
Nas Casas da Mulher, será promovida a ampliação do acesso das mulheres ao mercado de trabalho, educação e orientação profissional, além do encaminhamento aos serviços de saúde, lazer e cultura.
A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego colocará, mensalmente, um posto à disposição das mulheres nessas casas para a retirada de carteira de trabalho, inscrição para cursos de capacitação e encaminhamento para vagas de emprego, como forma de fortalecer a cidadania da mulher carioca. Também será realizada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio), uma vez por mês, uma ação de integração com a comunidade para que as mulheres tenham consciência dos seus direitos.
Vizinha à Casa da Mulher de Madureira, a aposentada Lizete Moreira, 72 anos, comemorou a implantação de uma unidade especializada para as mulheres na região:
– Hoje ganhei um novo vizinho, que, sem dúvida, trará coisas boas para as mulheres. Esse prédio estava vazio e abandonado e a finalidade dele não poderia ser melhor, ainda mais no dia de hoje, quando as mulheres comemoram a luta pelos seus direitos.
A Casa da Mulher Carioca Tia Doca, em Madureira, é em homenagem à cantora, compositora e integrante da velha-guarda da Escola de Samba Portela, e está localizada na Rua Julio Fragoso, 47. Já a Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, em Realengo, é em reverência à técnica de enfermagem de bastante relevância da região, e fica na Rua Limites, 1349. As duas unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Além dessas novas unidades, a SPM-Rio possui o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência doméstica – CEAM Chiquinha Gonzaga, que promove atendimento à mulher com uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais. O CEAM Chiquinha Gonzaga fica na Rua Benedito Hipólito, 125, na Praça Onze. Mais informações pelo telefone 2517-2726.