Início Plantão Rio Rio ganha serviço de testagem rápida de Aids

Rio ganha serviço de testagem rápida de Aids

O primeiro centro que disponibilizará o serviço de teste rápido de Aids foi inaugurado nesta sexta-feira (08/01) no Rio de Janeiro, na sede do Grupo Arco-Iris. O programa Quero Fazer é uma parceria entre órgãos estudais, federais e outras instituições que representam homossexuais e travestis. A meta do projeto é realizar 4,7 mil testes rápidos anti-HIV, com entrega de resultado em menos de uma hora. O serviço já era oferecido na Região Metropolitana de Recife e, agora, também passa a atender a população do Rio de Janeiro e de Brasília.
– A responsabilidade do Estado é responder às demandas de vocês, já que à medida que esse novo método se estabelecer, vai surgir uma série de outras necessidades que vão precisar de respostas governamentais e auxílio, e é para isso que estamos todos unidos nessa iniciativa – disse o superintendente estadual de Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.
A ideia é que as atividades desenvolvidas no projeto sirvam de ponte para maior acesso do público-alvo da ação ao diagnóstico precoce e aos serviços públicos de saúde. As pessoas com resultado positivo serão encaminhadas para serviços especializados do Sistema único de Saúde (SUS). O acompanhamento e tratamento contam com o suporte de profissionais da saúde das secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio.
– Acreditamos que esse projeto será um grande argumento nosso contra a sociedade que não acredita que nós, que pertencemos a esse grupo, queremos nos livrar da doença. Estamos aqui sendo pioneiros de uma ação tão importante, que sem dúvida trará grandes resultados para todos – previu a presidente do Grupo Arco Iris, Gilza Rodrigues.
Antes, o resultado do teste de HIV demorava em média 15 dias para ficar pronto. Agora com procedimentos mais simples, com apenas um furo na ponta do dedo e pouco mais de meia hora de espera é possível obter o resultado do exame.
Estudos indicam que entre gays, travestis e homens que fazem sexo com outros homens, a probabilidade de infecção pelo HIV é de 11 a 18 vezes maior do que nos heterossexuais. Estima-se atingir para a realização do teste rápido no Rio de Janeiro 2,3 mil pessoas deste segmento. O serviço já está sendo disponibilizado na sede do Grupo Arco Iris, na rua do Senado, número 230, cobertura, no centro da cidade. Outras informações estão disponíveis no site do programa www.pactbrasil.org/querofazer.

Fonte: Governo do Rio