Início Plantão Rio Rio ganhará 51 salas gratuitas de cinema

Rio ganhará 51 salas gratuitas de cinema

O estado do Rio de Janeiro terá 51 novas salas gratuitas para a exibição de filmes à população até o fim do ano, com investimento total de R$ 765 mil – 67% recursos federais e 33% contrapartida do governo estadual. As inscrições ao edital estadual do Cine Mais Cultura estão abertas até14 de junho.
 
O edital, fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Governo do Rio de Janeiro, tem por objetivo democratizar o acesso da população fluminense ao cinema nacional e fomentar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição gratuita de filmes. A prioridade é apoiar a instalação dos Cines Mais Cultura em periferias de centros urbanos e municípios com baixos indicadores sociais no estado.
 
“Além da concentração dos cinemas comerciais em apenas 8% dos municípios brasileiros, são poucos os filmes nacionais exibidos na TV aberta. O Mais Cultura promove o acesso da população ao cinema e fomenta a exibição do cinema produzido no país”, destaca Silvana Meireles, coordenadora do Programa Mais Cultura e secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.
 
Podem concorrer ao edital entidades privadas sem fins lucrativos do Rio de Janeiro que desenvolvam ou queiram desenvolver ações de exibição de obras audiovisuais. As instituições selecionadas receberão equipamentos de projeção audiovisual, obras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curtas, médias e longas-metragens) e participarão de oficinas de capacitação.
 
As fichas de inscrição e o edital estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br), do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (www.cultura.rj.gov.br).
 
Os projetos devem ser enviados para: EDITAL CINE MAIS CULTURA 2009 –  RIO DE JANEIRO – CENTRO TÉCNICO DO AUDIOVISUAL – AVENIDA BRASIL, 2482 – BENFICA – RIO DE JANEIRO (RJ) – CEP 20.930-040.
 
O resultado da seleção será divulgado no Diário Oficial da União, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e nos sites citados anteriormente.

 

 

Fonte: Ministério da Cultura