O bom momento econômico e a pacificação de comunidades do Rio de Janeiro têm atraído mais turistas estrangeiros ao Brasil. De acordo com a Secretaria de Turismo, o estado receberá 31% dos 5,4 milhões de visitantes que chegarão ao país até o fim deste ano. O Rio lidera o ranking do destino mais procurado para o lazer, concentrando 27,3% da demanda nacional. Além disso, a cidade registra os maiores índices de ocupação da rede hoteleira.
– Até 2014, durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a expectativa é de que esse número cresça 15% ao ano e o Rio de Janeiro receba 3 milhões de estrangeiros – afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.
Segundo o Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), dos 5,1 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em 2010, 1,6 milhão tiveram como destino o Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a autarquia, vinculada ao Ministério do Turismo, o gasto médio per capita/dia do turista que visita o Rio em busca de lazer é de US$ 105,23.
– Para comemorar o recorde deste ano, o instituto irá recepcionar e presentear os turistas estrangeiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, a partir da semana que vem – disse o presidente do Embratur, Flávio Dino.
Mais de 90% dos hotéis do Rio estão com quartos reservados para o réveillon
A última pesquisa realizada pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro) mostra que os hotéis da cidade do Rio já estão com 90,39% de quartos reservados para o réveillon. As taxas mensais de ocupação hoteleira em 2011 superam as expectativas de mercado, totalizando uma taxa anual de 80%.
– Os bairros mais procurados são Ipanema e Leblon (97,67%), seguidos por Centro, Flamengo e Botafogo (97%). Copacabana já tem 94, 67% dos quartos ocupados e a Barra da Tijuca, 72,50%. Nossa expectativa é ultrapassar os 95% de ocupação até o último fim de semana do ano – ressaltou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, Alfredo Lopes.
Turismo doméstico em crescimento
Com a pacificação nas comunidades e a diminuição dos índices de criminalidade , o SindRio (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes) estima que restaurantes e bares tenham um incremento de 30% no movimento de turistas neste verão. De acordo com o presidente do SindRio, Pedro de Lamare, a maioria dos visitantes é brasileiro.
– Apesar do aumento da visibilidade do Rio no Brasil e no mundo, em função da crise internacional, a grande movimentação de turistas na cidade em 2012 deve se dar pelo mercado interno aquecido – disse Pedro de Lamare.
Fonte: Governo do Rio