A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, criou um comitê coordenador da campanha no final do mês de março que está organizando e colocando em prática o plano que buscará o reconhecimento mundial até novembro deste ano. Neste sábado (4/07), das 9h às 18h, será realizado o lançamento oficial da campanha no Parque dos Patins, na Lagoa. O objetivo da campanha é envolver toda a cidade na promoção do consumo de produtos saudáveis e sustentáveis.
Para receber a chancela, a Prefeitura terá que cumprir cinco objetivos. Um deles é garantir que produtos certificados e sustentáveis possam ser facilmente encontrados no comércio da cidade. A meta é que o Rio ultrapasse a marca de 120 pontos de venda e consumo de produtos certificados como comércio justo.
Além das cinco metas, o Rio já vem implementando políticas públicas como os Circuitos Cariocas de Economia Solidária (Rio Ecosol) e o de Feiras Orgânicas. Todos eles estimulam a produção local sustentável de alimentos e artesanatos de pequenos produtores e o desenvolvimento integrado com as comunidades pacificadas na economia solidária.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário vai aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para oferecer ainda mais produtos orgânicos e sustentáveis para os atletas, visitantes e toda a população carioca. O objetivo é aumentar quantidade de produtos e facilitar o acesso a eles, além de gerar trabalho e renda para a agricultura familiar e preservar o meio ambiente por meio do estímulo à produção orgânica e
sustentável.
Atualmente, existem mais de 1.600 cidades certificadas em 25 países, sendo a maioria na Europa. No Brasil, a cidade de Poços de Caldas é a primeira e única certificada desde 2012. A chancela internacional começou a ser realizada em 2002 na Inglaterra e já reconheceu importantes capitais mundiais, como Londres, Amsterdã, Roma, Paris e Madri.
A ideia da candidatura do Rio surgiu em 2013, quando a cidade recebeu a Semana Mundial do Comércio Justo. Na época, o Brasil foi escolhido por ser o único país a ter o Sistema Nacional de Comércio Justo e políticas públicas no tema.
O lançamento da campanha ocorrerá junto com a celebração do “Dia de Cooperar”, também chamado de “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB – Sescoop RJ, este movimento de transformação social é desenvolvido por cerca de 900 cooperativas de todo o Brasil.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pela internet.
https://www.facebook.com/riocomerciojusto