Início Plantão Rio Rio pode ganhar título de melhor destino gay

Rio pode ganhar título de melhor destino gay

A cidade do Rio de Janeiro poderá ganhar, em breve, um título a mais para se somar aos vários que já acumula: o de melhor destino gay do mundo. A eleição, que acontece no dia 2 de novembro, está sendo promovida pela Logo, canal da MTV voltado para o público gay, entre as cidades de Buenos Aires, Barcelona, Sidney, Montreal e Londres. A equipe que selecionou o Rio para o prêmio, chamado 2009 TripOut Gay Travel, é formada por jornalistas, colaboradores, editores e profissionais de viagens LGBT.

Além de Melhor Destino Gay Global, o prêmio conta ainda com outras nove categorias dos melhores no segmento gay, entre elas, festa ou evento anual, bar, cadeia de hotéis, operadora de turismo, hotel ou resort de luxo e companhia aérea. O período de votação vai até o dia 28 de setembro.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, comemorou a indicação e ressaltou que, se a cidade ganhar a competição, todo o Estado pode se beneficiar:

– Estamos contentes com a indicação, pois estamos concorrendo com várias cidades importantes, como Londres e Buenos Aires. Ganhar esse título vai ajudar o Rio a captar mais eventos internacionais, além de gerar estímulos em outros municípios para que construam políticas públicas específicas para o turismo segmentado – afirmou.

Nascimento lembrou ainda que o Governo do Estado vem investindo em ações direcionadas ao público LGBT dentro do programa Rio Sem Homofobia.

– Estamos fazendo um esforço do ponto de vista político para que o Rio avance cada vez mais na causa gay. Entre as ações, existem várias na área de turismo, como a capacitação de gestores e trabalhadores na área da hotelaria para que saibam lidar com a questão da diversidade – detalhou o superintendente.

Para reforçar a campanha pelo Rio, o Rio Convention & Visitors Bureau tem na seção Notícias de seu site um link direcionando para a votação, além de enviar mala-direta a todos os seus mantenedores e outras empresas. O vencedor será anunciado no dia 2 de novembro, durante a CMI 10ª Conferência de Turismo. Para escolher o Rio, basta ir ao site http://www.tripoutgaytravel.com/awards.

Rio Sem Homofobia

O Governo do Estado está investindo em várias ações para diminuir o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT). Entre elas está a criação dos Centros de Referência de Promoção da Cidadania LGBT, que darão apoio jurídico, psicológico e social para o público e para seus familiares e amigos. O serviço começa a funcionar em setembro e, até novembro, dez unidades, espalhadas em diferentes municípios, estarão em funcionamento.

Também a partir de setembro, um serviço gratuito de atendimento por telefone que vai oferecer informações, atendimento e dicas de programação cultural para o público LGBT. Todas essas ações fazem parte do programa Rio Sem Homofobia.

Outra ação estadual é o apoio à Parada do Orgulho Gay. Este ano, em sua 14ª edição, marcada para 11 de outubro, o evento receberá recursos de R$ 400 mil do Governo do Estado. O Rio é a cidade com a quinta maior parada gay do mundo, que reuniu 1,5 milhão de pessoas no ano passado.

Já em junho de 2010, a cidade sedia a Conferência Nacional LGBT, que deve reunir quase três mil pessoas e que terá a presidência de honra do governador Sérgio Cabral. O Rio de Janeiro disputou com a cidade de Toronto para sediar o evento.

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio