Início Plantão Rio Rio prepara instalações para as Olimpíadas de 2016

Rio prepara instalações para as Olimpíadas de 2016

O Estado do Rio de Janeiro já está com meio caminho andado para ter os equipamentos esportivos necessários para a realização das Olimpíadas de 2016. Ao contrário de muitas cidades, o Rio se beneficiou das instalações dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Vários destes locais de disputa só precisam de reparos e melhorias. O Comitê Organizador Rio 2016 prevê a construção de mais nove instalações de competição, que ficarão como legado permanente dos Jogos. Incluem-se nesse grupo as instalações do Centro Olímpico de Treinamento na Barra e o Parque Radical em Deodoro.
 
Veja a baixo as instalações atuais:
Barra da Tijuca
A gestão do Velódromo do Rio, o mais moderno da América Latina e o único homologado pela União Ciclística Internacional no continente, foi assumido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), por 20 anos. O local é uma das instalações que estão prontas dentro do projeto Rio 2016.
No local, o COB desenvolverá os seguintes programas: cursos, seminários, congressos e workshops na área esportiva; treinamentos para atletas, técnicos, árbitros e demais categorias envolvidas na preparação e no desenvolvimento de atletas, escolinha de ciclismo indoor; competições locais, regionais, nacionais e internacionais, academia de ginástica; atividades de cunho social ligadas ao esporte; eventos esportivos e não-esportivos.
 
Construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Centro Aquático Maria Lenk, passará por pequenas modificações para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão realizadas no espaço as competições de Desportos Aquáticos (Saltos Ornamentais e Polo Aquático) Olímpicos. Com capacidade de receber 1,5 mil pessoas, o local terá que ser ampliado para receber cinco mil torcedores.
 
Atualmente, o Centro Aquático é administrado pelo COB (Comitê Olímpico Internacional), apesar de ser pertencer à prefeitura. Após a realização dos Jogos Rio 2016, a instalação funcionará como um centro de excelência em todos os desportos aquáticos, além de ser utilizada para competições regionais e internacionais.
 
Com 50 mil metros quadrados de área construída, a Arena Olímpica Multiuso, construída para a realização dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, realizará as competições de Basquetebol em Cadeira de Rodas Paraolímpico, Ginástica Olímpica, Ginástica Artística, Rítmica e Trampolim.
 
Deodoro
Para a realização dos jogos das Olimpíadas de 2016, a região de Deodoro ficará responsável em sediar sete esportes e modalidades esportivas. Serão construídas modernas instalações para os esportes de Pentatlo Moderno e a Esgrima, além das atuais instalações para Hipismo e Tiro Esportivo.
 
A construção do Parque Radical, um centro de esportes radicais com instalações Olímpicas para o Mountain Bike, BMX e Canoagem (Slalom), é uma das principais novidades a ser construída para as Olimpíadas de 2016.
 
Centro Nacional de Hipismo – com uma área de 82 mil metros quadrados, o espaço realizará as competições Olímpicas e Paraolímpicas de Hipismo.
 
Centro Nacional de Tiro – Precisará de pequenos ajustes para sediar as Olimpíadas de 2016. O espaço receberá as competições Olímpicas e Paraolímpicas de Tiro Esportivo.
 
Parque do Pentatlo Moderno – Um estádio temporário com capacidade para 15 mil pessoas será construído ao lado da Arena de Deodoro e do Aquático já existente.
 
Arena de Deodoro – O espaço sediará as competições Olímpicas de Esgrima e as competições Paraolímpicas de Esgrima em Cadeira de Rodas.
 
Parque Radical – Dentro deste espaço funcionará o Parque Olímpico de Mountain Bike, que receberá as competições Olímpicas de Ciclismo. No mesmo lugar, também funcionará o Estádio Olímpico de Canoagem Slalom.
 
Zona Norte
Cerca de R$ 215 milhões está previsto para ser investido no Engenhão (Estádio Olímpico João Havelange), para a realização dos Jogos Olimpícos de 2016. Porém, a maior parte desta quantia, algo de R$120 milhões, deverá ser destinada para o entorno. Com este investimento, a capacidade do estádio aumentaria de 45 mil para 60 mil torcedores. A construção das arquibancadas está prevista para ser feita atrás dos gols. Serão realizadas no Engenhão as provas de 42 modalidades do atletismo como o 100 metros rasos, salto a distância e salto com vara.
 
Localizado no bairro do Engenho de Dentro, o Estádio Olímpico João Havelange ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, em 128 mil metros de área construída. É composto por quatro entradas, chamadas Sul, Leste, Norte e Oeste. Estas entradas localizam-se, respectivamente, nas ruas Arquias Cordeiro, Dr. Padilha, das Oficinas e José dos Reis.
 
Com capacidade para comportar cerca de 13 mil pessoas, o Maracanãzinho já está pronto receber os Jogos Olímpicos de 2016. O espaço abrange uma área total de 22.940 metros quadrados, sendo 11.198 metros quadrados de área construída. O local também tem uma quadra de 800 metros quadrados, com 40 metros de comprimento, e 20 metros de largura. O ginásio é composto por oito bares e 32 sanitários.
 
Com as obras de modernização em 2007, o piso foi elevado em 60 centímetros e um novo sistema de drenagem para esgotamento da água foi instalado. O Maracanãzinho é considerado uma arena multiuso com capacidade para realizar jogos e campeonatos de diferentes modalidades esportivas. Para desempenhar estas funções, a quadra foi ampliada de 420 metros quadrados para 800 metros quadrados.
 
O ginásio é totalmente refrigerado, com equipamentos de última geração, ou simplesmente ventilado através de uma cúpula metálica que também é capacitada para controlar a luminosidade, melhorando a qualidade do ar. No local, estão instalados placares eletrônicos de última geração.
 
O Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho) está preparado para receber os Jogos Olímpicos de 2016. O espaço apresentará uma grande festa para as cerimônias de abertura e encerramento, além de sediar as finais de futebol masculino e feminino.
 
O estádio, que tem capacidade para receber cerca de 87 mil pessoas, passará por um processo de modernização para a Copa do Mundo de 2014. Entre as ações, estão obras de infraestrutura e melhorias das condições operacionais. A reforma será realizada através de uma Parceria Público-Privada (PPP). O projeto para 2014 prevê ainda obras de revitalização no entorno do estádio.
 
Zona Sul
Na Praia de Copacabana serão realizadas os campeonatos de Vôlei de Praia. No local, será instalado um estádio temporário com capacidade para 12 mil pessoas em frente à Avenida Princesa Isabel.
 
O Forte de Copacabana sediará a Maratona Aquática. No espaço, serão instaladas arquibancadas temporárias para cinco mil espectadores. O local também irá o Triatlo. Os percursos de Ciclismo e Corrida estendem-se ao longo da praia. Serão construídos cinco mil lugares temporários ao longo da Avenida Atlântica. 

Fonte: Governo do Rio