Início Plantão Rio Rio recebe mais oito novos trens para modernizar frota no estado

Rio recebe mais oito novos trens para modernizar frota no estado

 

A SuperVia recebeu, na última sexta-feira (20/4) oito novos trens chineses comprados pela Secretaria Estadual de Transportes para modernizar o sistema ferroviário do Rio de Janeiro. As novas composições se juntam a outros oito trens que já haviam desembarcado no Porto do Rio no ano passado.

 

 

No total serão 30 novos trens, que entrarão em operação até setembro deste ano. Todas as composições possuem capacidade para 1.300 passageiros cada e são equipadas com circuito interno de TVs, câmeras de segurança, painéis de LED, amplo espaço interno e um moderno sistema de comunicação entre o Centro de Controle da concessionária e os passageiros.

 

 

– Até julho, todos os 30 trens comprados pelo Governo do Estado já estarão na cidade. O primeiro, que chegou em 2011, já está circulando com passageiros e sete se encontram em fase de testes. Os oito novos que acabaram de chegar já se encontram na garagem da SuperVia para iniciar os testes e, até setembro, todos os 30 estarão operando regularmente – afirmou Julio Lopes, secretário Estadual de Transportes.

 

 

A compra dos 30 trens fazem parte de um pacote de investimentos do Governo do Estado, em conjunto com a concessionária SuperVia, que somam R$ 2,4 bilhões. Além da aquisição dos 30 trens chineses, a Secretaria Estadual de Transportes já iniciou processo licitatório para compra de mais 60 novas composições, todas com ar condicionado. Em contrapartida, a concessionária também vai adquirir outros 30 novos trens, além de modernizar 73 composições da frota atual. Também fazem parte dos avanços a reforma das 98 estações e do Centro de Controle Operacional, já finalizada.

 

Fonte: Governo do Rio