Início Plantão Barra Rio recebe mostras e festivais de games

Rio recebe mostras e festivais de games

Na semana de 5 a 11 de outubro, o Rio de Janeiro será a capital dos games no Brasil. Idealizada pelo Oi Futuro e PUC-Rio, a cidade ganha uma semana de atividades inteiramente dedicada a jogos e entretenimento digital interativo. Nesse período, ocorrem dois circuitos que se entrelaçam: Oi Futuro Games Festival e o SBGames 2009 – VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – , na PUC-Rio. Com o tema Pensando na Convergência, o maior congresso acadêmico de Games do Brasil acontece pela primeira vez no Rio. 

A semana do Oi Futuro Games Festival inclui ainda uma mostra de cinema _ filmes inspirados no universo dos games, na linguagem dos mundos virtuais e na interatividade_; um ciclo de palestras sobre cadeia produtiva de games e uma edição especial do Descolagem no Nave – Núcleo Avançado em Educação; e uma tenda do Oi Futuro no SB Games, espaço no Campus Gávea da PUC-Rio. O Oi Futuro e a PUC apostam num aprofundamento da discussão em torno do tema central: Educação & Tecnologia.

“Toda a programação do Oi Futuro Games Festival teve como inspiração principal o Nave, uma escola que pensa de forma ampla e diferente a formação do jovem, introduzindo as novas tecnologias de comunicação e informação no dia a dia da sala de aula. Os alunos são preparados para o mercado de trabalho da cadeia produtiva digital. Daí a idéia de premiar as principais iniciativas que envolvem a indústria de games no Brasil”, explica George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.

No Oi Futuro, a partir do dia 5, acontece uma série de workshops e exibições com a temática do entretenimento digital interativo. Em outubro, no Oi Futuro (Flamengo – 7/10 e 8/10), teatro do Oi Futuro (Ipanema – 6/10 a 11/10), no Nave – Núcleo Avançado em Educação (Tijuca – 7/10 a 9/10) e Ponto Cine (Guadalupe – 6/10 a 11/10), será realizada uma mostra gratuita de cinema, com exibição dos melhores filmes inspirados no universo dos games, no mundo virtual e na interatividade. Algumas das sessões nesse circuito de cinema são precedidas de debates sobre o filme e do jogo em questão.

No dia 6/10, o Nave apresenta mais uma edição do Descolagem. Com curadoria do jornalista Beto Largman, o evento terá a participação de dois palestrantes estrangeiros: Glenn Entis (co-fundador da PDI, ex-Dreamworks, ex-SVP Electronic Arts) e Dante Anderson (ex-SEGA, KUMA Games, Diretor de séries History Channel e Animal Planet).

De 8/10 a 10/10, funcionará a Tenda NAVE Oi Futuro, um espaço climatizado erguido no Campus Gávea da PUC-Rio, com a exposição de Tecnologias Emergentes e o Edu Lounge _ o lounge da Educação _, onde ocorrerão palestras, mini-cursos, mini-debates e demonstrações de tecnologias e sistemas interativos que alinham entretenimento e educação.

No dia 9/10, no Scala, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio NAVE (www.oifuturo.org.br) e do Festival de Jogos Independentes (www.puc-rio.br/sbgames09), que premiarão os melhores jogos independentes e comerciais, assim como os melhores desenvolvedores de games e de produtos de entretenimento digital interativo do Brasil.

SBGames
De 8 a 10 de outubro, a PUC-Rio vai sediar o SBGames 2009. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES) e do Oi Futuro. O congresso será coordenado pelos professores da PUC Bruno Feijó, do Departamento de Informática, e Maria das Graças Chagas, do Departamento de Artes e Design. 

Este ano, o evento será formado por quatro trilhas científicas: Computação, Artes e Design, Indústria e Cultura; dois festivais: Mostra de Arte e Festival de Jogos Independentes; e uma feira da indústria.

O SBGames 2009 tem suporte das agências do governo: BNDES, CNPq, CAPES e FINEP.

Dias 8, 9 e 10 de outubro, das 9h às 18h
Puc-Rio – Pilotis
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
(21) 3527-1001

 

 

 

Fonte: Oi